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Solicito o cancelamento da minha matrícula (UP25120573).

UNIP - Universidade Pauista

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

D. d.

Para: UNIP - Universidade Pauista

22/09/2025

Solicito o cancelamento da minha matrícula (UP25120573). No início do ano, precisamente no mês de março de 2025, eu fiz a minha matrícula pelo site da UNIP, visto que eu fui presencialmente na instituição, mas eles me falaram que era feita online. Eu havia me matriculado no curso de pedagogia, entretanto, antes de iniciar as aulas eu fiz a mudança de curso para enfermagem mediante requerimento pelo portal do aluno. Assim que iniciaram as aulas, eu conversando com algumas alunas da minha sala fiquei sabendo que elas estavam pagando com desconto, todavia, quando eu fiz alteração de curso acabei não ganhando o desconto. Isso me desmotivou pois eu tentei com a instituição o desconto, mas eles disseram que não era mais possível. Sendo assim, com uma mensalidade de R$ 350,00 eu pedi ao meu esposo que ele fosse a instituição fazer o cancelamento da minha matrícula e, no entanto, eles me informaram que eu estava obrigada a ficar matriculada até o final do semestre, pois seria aberto um prazo no mês de agosto, mas que eu seria obrigada a pagar todas as mensalidade vincendas. O meu esposo questionou essa cláusula abusiva, visto que um aluno não pode ser obrigado a ficar matriculado sem a sua vontade. Eu aguardei até a data estabelecida pela coordenação da Instituição (UNIP), a qual era 8 de agosto, mas eu só receberia o meu bolsa família somente no dia 30, no qual eu mandei o meu esposo na instituição para pagar a última parcela, haja vista que eu já havia pago as outras com exceção da última e eu não estava mas tendo acesso ao portal, pois não estava mas conseguindo entrar. Quando o meu esposo solicitou a última parcela para o pagamento e fazer o cancelamento. A coordenadora pediu a minha matrícula, mas ela acessou o portal com o meu login e senha e ele foi informado pela coordenação que eu já estava matriculada e que além do último boleto do semestre passado 2025/01 ainda estavam os próximos boletos até o final do ano. O meu esposo questionou essa matrícula, alegando que eu não havia feito nenhuma rematrícula, pois isso seria ilógico, visto que eu já havia desistido e consequentemente já estava reprovada por falta e nota, conquanto eu não estava frequentando mais a instituição, pois eu só fui um mês. As atendentes trataram ele inadequadamente, sem profissionalismo e se negando a falar comigo, porque o meu esposo me ligou para que eu conversasse com elas, mas uma alegou que estava com a voz comprometida, mas ele pediu pra outra coordenadora me atender, a qual falou que não iria me atender e que era o que elas estavam falando. O meu esposo pediu o contato das Superiores delas pois elas não estavam conseguindo resolver, mas elas disseram que elas eram a superior e que não havia ninguém superior a elas. Diante disso, o meu esposo pediu o contato do departamento Jurídico, mas elas não passaram e ele perguntou se a única alternativa seria na justiça e elas disseram que somente a gente ajuizando uma ação. Ele tentou resolver de forma mansa e pacífica, no entanto, não obteve êxito. Ainda ligamos para a ouvidoria e a moça também questionou a conduta das atendentes após o relato dele e informou que elas deveriam ter passado o e-mail da coordenação Regional. A atendente da ouvidoria me passou o e-mail para formalizar a reclamação. Diante disso, eu solicito o cancelamento da minha matrícula no novo semestre 2025/02, pois eu não fiz a rematrícula e o que eu quero é somente pagar a última do semestre passado e o cancelamento da minha matrícula. Vale ressaltar, que eu tenho todas as provas e um advogado para ajuizar uma ação pedindo o cancelamento e danos morais, mas somente no caso de a UINIP não cancelar a minha matricula, pois eu não vou continuar pagando até o final do ano novamente sem estudar. De uma forma mansa e pacífica pedimos que atenda a minha solicitação, pois a atendente me informou que este e-mail o qual eu digo e encaminho este e-mail é a última instância na via administrativa. Se não conseguirmos na via administrativa nós recorreremos à via judicial. Atenciosamente, Dayana da Silva Resende.

Solução esperada

  • Solicito o cancelamento da minha matrícula (UP25120573).