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- Título da reclamação pública
Número de protocolo 02005.2025.001910-23 Ministério Público do Estado do Paraná - PR
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
J. d.
Para: Nubank
Em 08/09/2025 às 09:37:36 fechei com o Sr. RENAN SAKATA CARDOSO um trabalho de mentoria para vendas de infoprodutos pelo mercado digital, no primeiro momento tivemos todas as atenções possíveis do Sr. RENAN SAKATA CARDOSO contudo ao passar dos dias o mesmo começou a apresentar desculpas para reuniões e alinhamento do projeto que tinha sido comprado dentro da sua mentoria, tentei chegar a um acordo amigável e o mesmo se recusou usando as palavras dele o que era pra ser entregue foi entregue. ??Solicitação: ? Minha solicitação é que os órgãos de proteção ao consumidor, e as leis que estabelecem os meus direitos como consumidor e lesado na qual fui seja dada e praticada pelos órgãos competente, por que o que é feito e praticado pelo RENAN SAKATA CARDOSO é ate desumano por que ele não foi coerente e nem mesmo transparente de tudo que iria precisar ser feito antes da venda da sua ``MENTORIA`` ele simplesmente apresentou uma possibilidade enorme de resultados aonde temos todas as conversas e testemunhas se preciso for, ele não transparente nas informações e eu quero que alem da Mecanismo Especial de Devolução (MED) seja aplicado o que me rege por direito como consumidor, A lei de defesa do consumidor que trata de vendas enganosas é o Código de Defesa do Consumidor (CDC) (Lei nº 8.078/1990), especificamente o artigo 37, que proíbe propaganda enganosa ou abusiva, assim como o artigo 67, que estabelece a pena de detenção e multa para quem a comete, podendo ainda o consumidor exigir o cumprimento da oferta, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou rescindir o contrato com restituição da quantia paga.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 30000,00
- Revisão de valores
- Danos morais/materiais
- Troca
- Reparo
Mensagens (13)
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 25 de set. de 2025, 11:34 BRT Olá, Juridico, Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. _**Importante**__: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor._ Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou o estorno já foi confirmado mas não apareceu no seu aplicativo do Nubank dentro do prazo mencionado, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. * * * Se voce já iniciou um processo de contestação de uma compra com o Nubank, o processo pode levar **cerca de 100 dias** para ser concluído. Quando iniciamos a contestação de uma compra coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Não se preocupe, se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, **entraremos em contato com voce por e-mail.** Em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Se ainda precisar de ajuda, basta clicar aqui ou responder este e-mail. Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[Z4DYJ0-9R99W]
J. d.
Para: Nubank
Número: 20250069457/2025(PR-PR-00149727/2025) Autuação: 25/09/2025 Classe: DIGI-DENÚNCIA - DIGIDENUNC Unidade: PROCURADORIA DA REPÚBLICA - PARANA Localização Atual: PR-PR/DICRIM/PRPR - DIVISÃO CRIMINAL DA PR/PR
J. d.
Para: Nubank
Número: 20250069457/2025(PR-PR-00149727/2025) Autuação: 25/09/2025 Classe: DIGI-DENÚNCIA - DIGIDENUNC Unidade: PROCURADORIA DA REPÚBLICA - PARANA Localização Atual: PR-PR/DICRIM/PRPR - DIVISÃO CRIMINAL DA PR/PR
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Samila M., 26 de set. de 2025, 11:05 BRT Oi, Juridico , tudo bem? O e-mail não está cadastrado conosco. Para que possamos te ajudar com esta questão, precisamos que voce **entre em contato usando seu e-mail cadastrado** com a gente. Nós fazemos isso para garantir a sua segurança. Se voce estiver usando o celular para enviar esse e-mail, é possível que ele esteja usando um email em seu aparelho que é diferente do que voce cadastrou conosco. Voce pode fazer um novo contato pelo seu e-mail cadastrado no Nubank ou mesmo alterá-lo usando o app. Para fazer a alteração, siga os passos abaixo: 1. Confira se o app está atualizado; 2. Na página inicial, clicar no símbolo de "Engrenagem"; 3. Toque em "Configurar"; 4. Toque em "Editar dados do Perfil"; 5. Toque em "E-MAIL"; 6. Deletar o e-mail atual e digitar o novo; 7. Clicar em 'ALTERAR' para confirmar a troca. Caso voce esteja **sem acesso ao e-mail cadastrado e sem acesso ao aplicativo**, será necessário fazer o processo de recuperação de conta. Esse processo é iniciado pelo próprio aplicativo! É só fazer o seguinte: 1. Toque em 'Começar'; 2. Inserir o CPF; 3. Toque em 'Esqueci a senha'; 4. Clicar em 'Perdi o acesso ao meu e-mail', e seguir as instruções de recuperação. Qualquer dúvida, estamos por aqui. Um abraço, Samila M. -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[05NXYZ-J0R0X]
J. d.
Para: Nubank
O fato em questão já está em poderes do Ministério Público do Estado do Paraná - PR Conforme Número de protocolo 02005.2025.001910-23
J. d.
Para: Nubank
O fato em questão já está em poderes do Ministério Público do Estado do Paraná - PR Conforme Número de protocolo 02005.2025.001910-23
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Evelyn S., 26 de set. de 2025, 17:36 BRT Oi, Juridico , tudo bem? O e-mail não está cadastrado conosco. Para que possamos te ajudar com esta questão, precisamos que voce **entre em contato usando seu e-mail cadastrado** com a gente. Nós fazemos isso para garantir a sua segurança. Se voce estiver usando o celular para enviar esse e-mail, é possível que ele esteja usando um email em seu aparelho que é diferente do que voce cadastrou conosco. Voce pode fazer um novo contato pelo seu e-mail cadastrado no Nubank ou mesmo alterá-lo usando o app. Para fazer a alteração, siga os passos abaixo: 1. Confira se o app está atualizado; 2. Na página inicial, clicar no símbolo de "Engrenagem"; 3. Toque em "Configurar"; 4. Toque em "Editar dados do Perfil"; 5. Toque em "E-MAIL"; 6. Deletar o e-mail atual e digitar o novo; 7. Clicar em 'ALTERAR' para confirmar a troca. Caso voce esteja **sem acesso ao e-mail cadastrado e sem acesso ao aplicativo**, será necessário fazer o processo de recuperação de conta. Esse processo é iniciado pelo próprio aplicativo! É só fazer o seguinte: 1. Toque em 'Começar'; 2. Inserir o CPF; 3. Toque em 'Esqueci a senha'; 4. Clicar em 'Perdi o acesso ao meu e-mail', e seguir as instruções de recuperação. Qualquer dúvida, estamos por aqui. Atenciosamente, Evelyn S. -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[7R07ER-N2K3X]
J. d.
Para: Nubank
Eu não estou aqui pra julgar a conduta de A ou de B o que eu quero é a solução, como consumidor eu não posso me sentir lesado ou enganado pelo fato Se falar na maneira grosseira, rude e de coação praticada pelo operacional. Então eu espero uma solução imediatas, ao caso Pra não ser preciso eu citar isto em uma ação judicia aonde ira caber não só o dano material mais sim o moral também. Aguardo um retorno por parte do time !
J. d.
Para: Nubank
Eu não estou aqui pra julgar a conduta de A ou de B o que eu quero é a solução, como consumidor eu não posso me sentir lesado ou enganado pelo fato Se falar na maneira grosseira, rude e de coação praticada pelo operacional. Então eu espero uma solução imediatas, ao caso Pra não ser preciso eu citar isto em uma ação judicia aonde ira caber não só o dano material mais sim o moral também. Aguardo um retorno por parte do time !
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 29 de set. de 2025, 13:59 BRT Olá, Juridico, Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. _**Importante**__: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor._ Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou o estorno já foi confirmado mas não apareceu no seu aplicativo do Nubank dentro do prazo mencionado, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. * * * Se voce já iniciou um processo de contestação de uma compra com o Nubank, o processo pode levar **cerca de 100 dias** para ser concluído. Quando iniciamos a contestação de uma compra coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Não se preocupe, se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, **entraremos em contato com voce por e-mail.** Em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Se ainda precisar de ajuda, basta clicar aqui ou responder este e-mail. Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[PWR2KJ-K5ZPL]
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 29 de set. de 2025, 14:00 BRT Olá, Juridico, Se voce cancelou uma compra ou está com problemas para receber o estorno, gostaríamos de adiantar algumas informações: - O processo de estorno pode levar de **1 a 2 faturas para acontecer**, mas alguns estabelecimentos fazem o reembolso em **até 15 dias**; - O estorno aparecerá dentro do seu **"Resumo de faturas"** e não no histórico de compras. _**Importante**__: Para cancelar uma compra ou assinatura, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento pedindo o estorno do valor._ Se voce não conseguir uma resposta em até 2 dias úteis ou o estorno já foi confirmado mas não apareceu no seu aplicativo do Nubank dentro do prazo mencionado, é só responder a este e-mail e iremos te auxiliar com os próximos passos. * * * Se voce já iniciou um processo de contestação de uma compra com o Nubank, o processo pode levar **cerca de 100 dias** para ser concluído. Quando iniciamos a contestação de uma compra coletamos as informações que voce nos enviou e encaminhamos para uma análise junto ao estabelecimento. Não se preocupe, se precisarmos de qualquer nova informação sobre o processo, **entraremos em contato com voce por e-mail.** Em casos de compras reportadas e com contestação em aberto, é possível ver o andamento da contestação diretamente no aplicativo. Basta clicar em cima da transação. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Se ainda precisar de ajuda, basta clicar aqui ou responder este e-mail. Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[MWP7YX-0DYDV]
J. d.
Para: Nubank
Hoje eu recorro ao Banco Central do Brasil , pois ja temos uma demanda em poderes do Ministério Público do Estado do Paraná - PR Número de protocolo 02005.2025.001910-23 aonde apresentei aos bancos - [ ] CNPJ: 30.680.829/0001-43 - Nu Financeira S.A. - [ ] CNPJ: 10.573.521/0001-91 - Mercado Pago.com Representações Ltda. - [ ] CNPJ: 19.540.550/0001-21 - ASAAS GESTAO FINANCEIRA S.A. - [ ] CNPJ: 60.746.948/0001-12 - Banco Bradesco S.A. Sobre um crime de estelionato que fui vitima praticado pelos autores : Nome ? CPF AMANDA LEMOS MALHEIROS ***.537.816-** RENAN SAKATA CARDOSO ***.506.749-** Contudo os bancos em questão se permanecem em silencio, diante aos fatos, o CNPJ: 60.746.948/0001-12 - Banco Bradesco S.A. em nota pediu um prazo maior pra analise mais ja garantiu que na conta do RENAN SAKATA CARDOSO não tem o saldo que foi creditado e a Nu Financeira S.A. informa que não tem fundamentos a abertura de uma Mecanismo Especial de Devolução (MED) sobre a AMANDA LEMOS MALHEIROS mesmo com todas as evidencias apresentada em questão, então hoje eu deixo em poder do Banco Central do Brasil , para que faca suas normas e fiscalizações se necessários for por que isto tem sido uma verdadeira palhaçada eu consumidor prejudicado a mais de 10 dias em 2.500,0$ aonde não consigo reaver meus valores, estes criminosos tem CNPJ em outras contas por que o Banco Central do Brasil , não faz um bloqueio em todas elas ate a captação do valor? Por que sinceramente tá sendo vantajoso no brasil ser criminoso e outra pergunta é em qual banco eu posso confiar ? Por que em quatro bancos todos cientes da situação com provas nas mãos, disse que não tem o que ser feito. Pelo amor de Deus, quando eles querem cobrar taxas abusivas, tratar cliente como lixo eles conseguem, agora quando é pra resgatar um direito de um cliente não tem condições? Será que vamos ter que abri uma ação judicial citando o Banco Central do Brasil como co-responsável de todos os bancos - [ ] CNPJ: 30.680.829/0001-43 - Nu Financeira S.A. - [ ] CNPJ: 10.573.521/0001-91 - Mercado Pago.com Representações Ltda. - [ ] CNPJ: 19.540.550/0001-21 - ASAAS GESTAO FINANCEIRA S.A. - [ ] CNPJ: 60.746.948/0001-12 - Banco Bradesco S.A. Porque ate agora solução não tivemos, eu quero uma solução imediata, Banco Central do Brasil , mova seu judiciário, mova policia federal, MPF o que for preciso mais me reveja meus valores e ainda reajustado pelo IPCA, Se o banco se recusar a abrir um processo de MED (Mecanismo Especial de Devolução) para um Pix, você deve registrar a reclamação no aplicativo ou site do seu banco e, se persistir, acionar a Ouvidoria ou registrar uma queixa no Banco Central. A recusa do banco pode gerar responsabilidade civil, pois o MED é obrigatório para casos de fraude, golpe ou roubo, e deve ser aberto de boa-fé para bloquear o valor e buscar o estorno. Quando o MED pode ser aberto e quando é negado: * Casos elegíveis para MED: Golpes, fraudes, roubos ou coações. Direitos do cliente: * Recusa injustificada: Uma recusa indevida do banco em abrir o MED pode gerar responsabilidade civil para a instituição. ??? * Processo obrigatório: O MED é um procedimento regulamentado pelo Banco Central para o bloqueio do valor e busca da devolução. ??? * Respeito à regulamentação: Os bancos devem aceitar a solicitação de MED de boa-fé e devem comunicar a decisão do banco recebedor sobre o estorno do valor. ??
Nubank
Para: J. d.
- Não escreva abaixo desta linha - ---------------------------------------------- Atualizado por: Equipe Nubank, 9 de out. de 2025, 11:35 BRT Olá, Juridico. Lamentamos que isso tenha acontecido. Esse _e-mail_ não está cadastrado conosco. **Para a sua segurança, entre em contato pelo** **_e-mail_** **cadastrado no aplicativo.** Caso esteja sem o seu celular, voce também pode desconectar o aplicativo ou bloquear o cartão pelo _site_ do Nubank. Para isso, acesse o _site_ do Nubank e siga os passos abaixo: 1. Insira o seu CPF e a senha do aplicativo; 2. Clique em "**Continuar;** 3. Em seguida, clique em "**Estou sem celular**", abaixo do _QR Code;_ 4. Por fim, selecione a opção que deseja. Esperamos que a sua dúvida tenha sido respondida. Se ainda precisar de ajuda, basta **clicar aqui** ou responder este e-mail se estiver sem acesso ao seu aplicativo. Equipe Nubank -------------------------------- Este e-mail é um serviço de - 🇧🇷 -.[PWZR43-DJDNM]