Voltar

Editora Globo não estorna valor de assinatura cancelada

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

P. M.

Para: EDITORA GLOBO

26/09/2025

Na data de 13/09/2025 na Feira Agropecuária em São José dos Campos - SP, fui abordado por representante da Editora Globo sob o pretexto de presentear eu e minha esposa com um brinde. O representante comercial que estava próximo do estande oficial da Editora Globo nos abordou enquanto passeávamos e nos ofereceu um chapéu de presente para que apenas pudesse apresentar os produtos da empresa. Mas adiante nos ofereceu a assinatura de três revistas com preço promocional de 12 x de R$ 69,90 (valor total R$ 838,80) com a afirmação de cancelamento automático ao final do prazo do contrato. Acontece que ao verificar, no outro dia, o contrato, constatei que o cancelamento não seria automático e o valor cobrado estava acima do que o próprio site da Editora Globo oferece. Em primeiro momento, fiz contato com o número (11) 4003-9393 do SAC via Whatsapp, mas não obtive retorno. Em seguida, após muita dificuldade (quase a manhã toda em espera na ligação) também não consegui falar com representantes da empresa. No período da tarde tentei novamente e após 19 minutos de espera fui atendido por uma mulher, que se identificou como Juliana, representante do SAC que, de forma mal educada, tentou a todo custo retardar minha solicitação de cancelamento da assinatura. Ao final me disse que se eu quisesse ela faria um valor menor (igual ao do site da editora) para manter o contrato. Recusei a nova oferta, pois entendi como falta de respeito me venderem algo como se fosse promoção (porém com preço acima do normal) e pedi o cancelamento, porém a ligação foi interrompida por ela, que pediu um momento. Depois disso a ligação caiu e não consegui concluir o cancelamento. Em nova tentativa de, depois de muito custo esperando, fui informado que o atendimento só funciona das 8 às 15 hrs por mensagem automática. No dia 16/9, mais transtorno e perda de tempo. Fiquei duas horas tentando falar com o SAC via telefone até que fui atendido pela funcionária identificada como Tatiana, que depois de demorado tempo de espera (segundo ela causado por lentidão no sistema) fui informado que meu contrato já havia sido cancelado anteriormente, porém não podia me apresentar protocolo de atendimento para confirmar o procedimento, uma vez que havia sido feito por outro atendente e não podia me dar mais informações sobre o fato. Pelo motivo acima venho novamente solicitar ao SAC da Editora Globo a confirmação do cancelamento da assinatura dentro do prazo de arrependimento de sete dias, conforme prevê o Código do Direito do Consumidor) - mediante o reembolso total do que foi cobrado no meu cartão de crédito. E que me seja apresentado protocolo de atendimento da solicitação de cancelamento. Expresso também meu desapontamento com a Editora Globo pela conduta e falta de respeito com o consumidor ficando no aguardo de um retorno e providências sobre minha solicitação de cancelamento e reembolso de forma transparente e organizada para que se evite cobranças indevidas no futuro. Ainda por tudo que foi explanado, solicito que a Editora Globo me envie confirmação do pedido de estorno da compra feita via cartão de crédito para que seja apresentada a administradora do meu cartão, uma vez que até o momento o estorno não apareceu na minha fatura. Além disso, na data de 23/09/25 recebi mensagem do meu app do banco informando que a Editora Globo havia verificado se meu cartão estava ativo, procedimento esse realizado para confirmação de compras e futuras cobranças, o que me causou estranheza já que estou aguardando o estorno do valor da compra. Venho respeitosamente pedir que a Editora Globo cumpra com sua palavra e realize o estorno como mencionado na resposta da empresa no dia 17/9, após a confirmação do meu pedido de cancelamento da assinatura. No aguardo de retorno e providências. Att.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 838,80

Mensagens (1)

P. M.

Para: EDITORA GLOBO

13/10/2025

Continuo no aguardo do estorno total do valor do contrato conforme a Editora Globo se comprometeu. Empresa descontou valor de presente que me foi oferecido como brinde apenas para que eu pudesse dar atenção ao representante comercial para que ele apresentasse a promoção das assinaturas das revistas. Até o momento obtive apenas estorno parcial.