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A ORTOBOM PELA QUINTA VEZ ME ENTREGOU UM PRODUTO COM VÍCIOS DE FÁBRICA...

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. C.

Para: ORTOBOM

26/09/2025

Venho relatar que foi entregue a Base Sommier Baú Fashion Nobuck. O principal vício que vem se repetindo, desde a primeira entrega, finalmente foi corrigido. O impressionante é que os vícios de franzimentos no revestimento da base voltaram a se manifestar nessa entrega. A administração da Ortobom afirmou que iria acompanhar todos os processos de confecção e só enviar o produto quando estivesse 100%. No entanto, é perceptível que esse controle de qualidade falhou mais uma vez, porque esses franzimentos presentes no revestimento da base são perfeitamente visíveis. Não entendi por que o produto foi aprovado mesmo com vícios tão visíveis? No dia 25 de setembro de 2025, finalmente a Ortobom entrou contato comigo apenas para minimizar os vícios de fábrica presentes na Base Sommier Baú Fashion Nobuck. Vale destacar que é a quinta vez que a Ortobom me enviou um produto com vícios. Venho tentando trocar a base com vícios, desde o Black Friday em 2024 e até o momento a Ortobom não me entregou o móvel em perfeitas condições. De fato, após a Ortobom me entregar a quinta Base Sommier Baú Fashion Nobuck com vícios de fábrica, o atendimento da Ortobom demonstrou uma postura autoritária e me impôs a vontade da Ortobom. A minha vontade de troca foi silenciada pelo atendimento da Ortobom. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. Observei ao longo da conversa que o atendimento da Ortobom buscou me intimidar e me silenciar, pois a todo momento cortava a minha fala, ou seja, não me deixava concluir as argumentações. Na verdade, a postura do atendimento da atendente da Ortobom não foi cordial. Percebi também que a atendente da Ortobom estava muito ansiosa querendo encerrar a ligação e não se importando em resolver a minha tratativa que já se estende a quase 01 ano. É notável a má vontade, a falta de sensibilidade e empatia com minha tratativa pelo atendimento da Ortobom. O atendimento da Ortobom vem tentando jogar a responsabilidade dos seus erros em torno do consumidor que já vem sofrendo os impactos dos danos materiais e morais a quase 01 ano. Simplesmente, o atendimento da Ortobom se negou a efetivar uma nova troca do produto com vícios de fábrica, não procurou colocar em práticas as devidas reparações e, ainda deu o caso como encerrado. Conforme o Artigo 14 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente não pode ser responsabilizado ou arcar pelos erros dos vendedores ou fornecedores de produtos: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. Verifica-se que a atendente que estava responsável pela minha tratativa desapareceu de forma inexplicável. Então essa atendente foi trocada por outra atendente que não demonstrou interesse e paciência em ouvir o consumidor. De fato, é lamentável essas tentativas de intimidar o consumidor, a partir do uso do mecanismo do corte da fala do consumidor. Tendo em vista a recusa da Ortobom em fazer a troca do produto com vícios de fábrica e as devidas reparações, ela vem negligenciando os artigos 14 e 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Convém destacar que falei inúmeras vezes que o sistema de pistões não permitiu o fechamento suave das 4 bases, ou seja, esses produtos estavam com desalinhamento na estrutura da base ou nas dobradiças que conectam a tampa ao baú. Finalmente, após 4 tentativas de troca esse grave vício foi corrigido. Lamentavelmente, nem todos os vícios foram corrigidos. Observa-se que o sistema de entrega da Ortobom, novamente chegou até a minha residência sem fazer nenhum aviso prévio. Em pleno século XXI será para que mesmo serve o telefone ou o WhatsApp? Que dificuldade é essa de buscar entrar em contato com o consumidor, diante de tantos meios de comunicações que facilitam a vida das pessoas? Podemos considerar que a transportadora da Ortobom não entra em contato é por descaso ou má vontade com o consumidor? De fato, a única informação que o atendimento da Ortobom me passou foi que o produto ia chegar na minha residência em até 05 dias úteis. Daí o produto chegou no próximo dia útil. Na verdade, o certo era informar que no próximo dia útil a entrega seria concluída. Sabemos que o consumidor tem o total direito de ter a atualização diária da localização do seu pedido. Infelizmente, nas entregas da Ortobom esse direito do consumidor é desconsiderado, infringindo o Artigo 31 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 31 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores...CONTINUAÇÃO NO PDF EM ANEXO...

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Troca

Mensagens (8)

E. C.

Para: ORTOBOM

26/09/2025

Vale ressaltar que até o momento o atendimento do setor do Jurídico da Ortobom não entrou em contato comigo para expor as propostas de reparações. Na verdade, o atendimento da Ortobom afirmou que iria repassar a minha tratativa para o setor Jurídico da Ortobom e, logo após a análise, ia entrar em contato comigo. Aguardando o contato do atendimento do setor Jurídico da Ortobom... Vale lembrar que ao longo desses meses venho montando um dossiê revelador que indica perfeitamente as afirmações falsas da Ortobom, a falta de notificação em tempo real da localização do meu pedido, dos inúmeros indícios e argumentações que comprovam o descaso da Ortobom em fazer uma verificação detalhada do produto, antes do envio. Por que mesmo a Ortobom já me entregou 5 vezes o mesmo produto com inúmeros vícios de fábrica? Até o momento a Ortobom não respondeu essa indagação. Na verdade, venho tendo a paciência para aguardar a resolução definitiva da minha tratativa pela Ortobom a quase 01 ano. O meu interesse sempre foi resolver a tratativa da melhor forma possível a partir de um acordo. Infelizmente, o atendimento da Ortobom não vem colaborando, pois vem demonstrando uma postura totalmente inflexível. Convém destacar que a Ortobom não pode usar da lógica de tentar me impor de qualquer forma a sua vontade. Conforme o Artigo 18 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem a liberdade de optar pela troca do produto com vícios ou a restituição do valor atualizado, ou seja, é a vontade do consumidor que prevalece. Diante dos fatos absurdos e inadmissíveis que já se estende, desde 2024, venho requerer que a Ortobom demonstre responsabilidade e compromisso com o consumidor, fazendo a troca da Base Sommier Baú Fashion Nobuck por outra em perfeitas condições e com as mesmas propriedades e também uma reparação justa por todos os danos materiais e morais que a Ortobom vem me submetendo, desde o Black Friday em 2024. Por favor atendimento da Ortobom respeite o Artigo 6º da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor e se empenhe a entrar em contato comigo via ligação telefônica, das 13:00 às 18:00 horas, para resolvermos a minha tratativa de uma vez por todas. Lembrando que não é a Ortobom que também pode tentar impor o modo de comunicação. De fato, é o consumidor que opta pelo meio de comunicação que considera mais facilitador, eficiente e prático. Perdas e Danos: O consumidor que sofrer prejuízos materiais ou morais devido à falta de comunicação ou informação inadequada pode buscar indenização na Justiça. O Art. 6º, VI, do CDC garante a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

ORTOBOM

Para: E. C.

27/09/2025

Recentemente voce solicitou assistencia pessoal à nossa central de suporte on-line. Veja abaixo um resumo de sua solicitação e a nossa resposta. Se não tivermos um retorno de sua parte dentro das próximas horas, consideraremos que sua pergunta foi resolvida. Agradecemos por nos permitir que lhe sejamos úteis. Para acessar sua pergunta em nosso site de suporte, clique s:ortobom.custhelp.com/app/account/questions/detail/i_id/966205ack/AvN74wqFDv8S~VmdGs4e~yL3if0qgi75Mv8M~zj~PP~F/ --------------------------------------------------------------- Assunto --------------------------------------------------------------- Reclamação - A ORTOBOM PELA QUINTA VEZ ME ENTREGOU UM PRODUTO COM VaCIOS DE FÁBRICA... - (CPTBR02112110-32) Encadeamento de Discussão --------------------------------------------------------------- Cliente Por E-mail de serviço (00) (26/09/2025 03:43) No. Ref. da Pergunta 250926-000001 Data de Criação: 26/09/2025 03:43 Data da Última Atualização: 27/09/2025 09:27 Status: Aguardando [---002:013099:12965---]

ORTOBOM

Para: E. C.

27/09/2025

Recentemente voce solicitou assistencia pessoal à nossa central de suporte on-line. Veja abaixo um resumo de sua solicitação e a nossa resposta. Se não tivermos um retorno de sua parte dentro das próximas horas, consideraremos que sua pergunta foi resolvida. Agradecemos por nos permitir que lhe sejamos úteis. Para acessar sua pergunta em nosso site de suporte, clique s:ortobom.custhelp.com/app/account/questions/detail/i_id/966206ack/AvN74wqDDv8S~VmdGswe~yL3if0qgi75Mv8I~zj~PP~B/ --------------------------------------------------------------- Assunto --------------------------------------------------------------- Reclamação -   A ORTOBOM PELA QUINTA VEZ ME ENTREGOU UM PRODUTO COM VaCIOS DE FÁBRICA... - (CPTBR02112110-32) Encadeamento de Discussão --------------------------------------------------------------- Cliente Por E-mail de serviço (00) (26/09/2025 03:45) No. Ref. da Pergunta 250926-000002 Data de Criação: 26/09/2025 03:45 Data da Última Atualização: 27/09/2025 09:28 Status: Aguardando [---002:016658:25243---]

E. C.

Para: ORTOBOM

28/09/2025

O atendimento da Ortobom quer, simplesmente dá a minha questão como resolvida sem ao menos procurar estabelecer uma comunicação direta via ligação telefônica, conforme eu solicitei. De fato, o atendimento da Ortobom está se negando a estabelecer uma comunicação direta comigo e me impondo apenas uma comunicação robotizada, infringindo com o Artigo 6º da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Observa-se perfeitamente que em vez do atendimento da Ortobom buscar se empenhar para entrar em contato comigo, procurou a lógica do achismo para determinar que acha que minha tratativa já está resolvida. Atendimento da Ortobom procura analisar todo o histórico de reclamações que enviei e dos inúmeros indícios em anexo. Vejo que o atendimento da Ortobom não procurou de forma alguma analisar os arquivos que encaminhei em anexo. A Ortobom já me enviou 5 pedidos com vícios e a quase um ano permanece me lesando constantemente!!! Por favor atendimento da Ortobom respeite o Artigo 6º da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor e se empenhe a entrar em contato comigo via ligação telefônica, das 13:00 às 18:00 horas, para resolvermos a minha tratativa de uma vez por todas. Lembrando que não é a Ortobom que também pode tentar impor o modo de comunicação. De fato, é o consumidor que opta pelo meio de comunicação que considera mais facilitador, eficiente e prático. Perdas e Danos: O consumidor que sofrer prejuízos materiais ou morais devido à falta de comunicação ou informação inadequada pode buscar indenização na Justiça. O Art. 6º, VI, do CDC garante a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

E. C.

Para: ORTOBOM

03/10/2025

De fato, a Ortobom voltou com a lógica de negligenciar a tratativa do consumidor. Já tem mais de 01 mês que anexei a última argumentação e até o momento o atendimento da Ortobom não se empenhou em entrar em contato comigo para resolver a tratativa de uma vez por todas. O que demonstra o descaso da Ortobom com o consumidor... Convém destacar que já tem quase um ano que a Ortobom permanece me lesando com a entrega de vários produtos com vícios. E até o momento a Ortobom permanece com a minha tratativa pendente sem resolução. Por favor atendimento da Ortobom respeite o Artigo 6º da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor e se empenhe a entrar em contato comigo via ligação telefônica, das 13:00 às 18:00 horas, para resolvermos a minha tratativa de uma vez por todas. Lembrando que não é a Ortobom que também pode tentar impor o modo de comunicação. De fato, é o consumidor que opta pelo meio de comunicação que considera mais facilitador, eficiente e prático. Perdas e Danos: O consumidor que sofrer prejuízos materiais ou morais devido à falta de comunicação ou informação inadequada pode buscar indenização na Justiça. O Art. 6º, VI, do CDC garante a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

ORTOBOM

Para: E. C.

06/10/2025

Recentemente voce solicitou assistencia pessoal à nossa central de suporte on-line. Veja abaixo um resumo de sua solicitação e a nossa resposta. Se não tivermos um retorno de sua parte dentro das próximas horas, consideraremos que sua pergunta foi resolvida. Agradecemos por nos permitir que lhe sejamos úteis. Para acessar sua pergunta em nosso site de suporte, clique s:ortobom.custhelp.com/app/account/questions/detail/i_id/971687ack/AvOh4wqwDv8S~d2dGsAe~yL3if0qgi75Mv~1~zj~PP88/ --------------------------------------------------------------- Assunto --------------------------------------------------------------- Reclamação -   A ORTOBOM PELA QUINTA VEZ ME ENTREGOU UM PRODUTO COM VaCIOS DE FÁBRICA... - (CPTBR02112110-32) Encadeamento de Discussão --------------------------------------------------------------- Cliente Por E-mail de serviço (00) (03/10/2025 02:43) No. Ref. da Pergunta 251003-000005 Data de Criação: 03/10/2025 02:43 Data da Última Atualização: 06/10/2025 13:29 Status: Aguardando [---002:015442:31024---]

E. C.

Para: ORTOBOM

08/10/2025

De fato, o atendimento da Ortobom insiste em tentar fugir de suas responsabilidades, fazendo afirmações falsas, infringindo com o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. O atendimento da Ortobom vem negando os vícios de fábrica bem visíveis. De fato, as fotos são indícios concretos que comprovam os vícios de fábrica do quinto pedido que a Ortobom me enviou. Convém destacar que o atendimento da Ortobom vem tentando me intimidar e ludibriar com declarações falsas. Já tem quase 01 ano que minha tratativa, ainda não foi resolvida pela Ortobom. A Ortobom vem negando o meu direito de consumidor que é o estabelecimento da troca de um produto com vícios de fábrica por outro em perfeitas condições... PARE de me lesar ORTOBOM e estabeleça a troca do produto com graves vícios de fábrica, conforme o ARTIGO 18 da LEI 8.078 do CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR... ORTOBOM pare de negar a comunicação direta comigo, isso é ilegal e antiético...

ORTOBOM

Para: E. C.

09/10/2025

Recentemente voce solicitou assistencia pessoal à nossa central de suporte on-line. Veja abaixo um resumo de sua solicitação e a nossa resposta. Se não tivermos um retorno de sua parte dentro das próximas horas, consideraremos que sua pergunta foi resolvida. Agradecemos por nos permitir que lhe sejamos úteis. Para acessar sua pergunta em nosso site de suporte, clique s:ortobom.custhelp.com/app/account/questions/detail/i_id/974894ack/AvPH4wqjDv8S~QKbGtUe~yL3if0qgi75Mv8U~zj~PP~d/ --------------------------------------------------------------- Assunto --------------------------------------------------------------- Reclamação -   A ORTOBOM PELA QUINTA VEZ ME ENTREGOU UM PRODUTO COM VaCIOS DE FÁBRICA... - (CPTBR02112110-32) Encadeamento de Discussão --------------------------------------------------------------- Cliente Por E-mail de serviço (00) (08/10/2025 03:33) No. Ref. da Pergunta 251008-000002 Data de Criação: 08/10/2025 03:33 Data da Última Atualização: 09/10/2025 15:34 Status: Aguardando [---002:015210:06080---]