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Cobrança de embalagem em duplicidade - dificuldade de reembolso para destinarário

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. S.

Para: Correios

26/09/2025

Recebi uma encomenda do RJ, postada por uma pessoa desconhecida, que fez a gentileza de devolver um item esquecido em um AP alugado naquela localidade. Eu me comprometi a reembolsar os custos de envio à remetente. Tão logo ela me enviou o comprovante de envio, eu fiz o reembolso no valor total da nota. Percebi que a embalagem foi cobrada duas vezes e abri uma reclamação nos Correios para solicitar o reembolso, mas a empresa alega que SOMENTE o remetente pode solicitar o reembolso. Eu tenho como comprovar o ressarcimento à remetente em valor idêntico ao da nota dos Correios e não irei solicitar a uma pessoa desconhecida que tome o trabalho de abrir uma reclamação nos Correios em função de um erro, que não foi cometido por ela. Não faz o menor sentido o processo dos Correios restringir o reembolso ao remetente, uma vez que a empresa tem acesso a todos os dados da pessoa responsável por abrir uma reclamação no site, já que o cadastro é obrigatório. Em reclamação registrada no Consumidor.gov, a empresa solicitou a manifestação pelo site deles, mas isso já havia sido feito e não houve solução, em função do impasse descrito acima. Tendo em vista que o pagamento já foi realizado e houve todo esse desgaste, solicito o valor do reembolso em dobro.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 14,20

Mensagens (2)

Correios

Para: L. S.

01/10/2025

Prezados, segue anexo o OFÍCIO Nº 61048587/2025 - SPOV-SUGEV-GERAT-COPER-RJ, respondendo ao assunto em questão. At.te, SPOV-SUGEV-GERAT-COPER-RJ

L. S.

Para: Correios

01/10/2025

Se houve a postagem de dois itens, as duas embalagens foram cobradas no PAC código QN829769105BR. E, se a cobrança da embalagem de outro PAC foi cobrada no meu código de rastreio, eu posso sim questionar essa cobrança. Houve, sim, reclamação no ambiente de vocês inicialmente e não obtive uma resposta satisfatória. As evidências de abertura de Manifestação no Fale Conosco podem até ter sido eliminadas da plataforma dos Correios, mas eu as tenho em meu e-mail, como posso comprovar na imagem anexa.