Voltar

Dificuldade na Liberação de Carta de Crédito Contemplada e Exigências Excessivas de Avalistas

ZEMA ADMINISTRADORA DE CONSORCIO LTDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. D.

Para: ZEMA ADMINISTRADORA DE CONSORCIO LTDA

05/10/2025

Venho apresentar o que estou passando com a Zema Consorcios, nunca passei por tanta frustação como estou passando, e com uma carta de crédito com baixo valor. Contratei em 01/08/2025 2 cartas de baixo valor, somadas ficam com 52.000 reais de crédito. Paguei a parcela do mês e participei da assembleia do mês, como estou sem carro e estava precisando com urgênica, dei o lance livre total das cartas para ser comtemplado rápido, foi ai que tudo começou a desmoronar. Fui contemplado, entraram em contato parabenizando e mandaram os boletos com valor dos lances, paguei os boletos, chegou a segunda parcela e foram pagas em dia sem atrasos. Quando achei o veiculos quase 1 mês depois, fui solicitar as cartas de créditos para adquirir o veículo, ai vei todo transtorno, constou uma restrição, eles pediram avalista, mandei avalista, renda quase 12 mil mês no serviço público ainda, não estão querendo aceitar por ter menos que 25 anos de idade (mas não teria problema algum se o mesmo avalista menos de 25 anos fosse o consorciado). Mas para trasnferir a carta já contemplada o custo é de 1% do crédito, se fosse antes da contemplação seria meio % da carta. Enviei mais 2 avalistas, pediram imposto de renda, após enviar pediram os 3 ultimos impostos de rendas e recibos, (algo que nunca presenciei, até quando fui financiar um imovel). Estou desde o dia 22/09/2025 tentando a liberação das minhas cartas contempladas por lance. Foi dados quase 50% do valor das cartas em lance para comtemplação, as parcelas estão em dia e nunca foram pagas atrasadas, o veículo vai ser usado como garantia e mesmo diante dessa situação não estão liberando as cartas de crédito. OBS: foi disponibilizado 3 valistas e autorizado a usar os 3 avalistas, todos de alta renda e um com score de 810 pontos e sem restrições, outro com 644 pontos sem restrições, isso para uma parcela risoria de pouco mais de 400 reais por mês O Ultimo email que enviei estava com 65 documentos anexados, os e-mails anteriores sempre solicitavam algo mais (o pior é que respondem somente a cada 3 dias) onde uma agencia de veículos vai reservar algo que ela quer vender, já está chegando a 15 dias desde ao inicio dessa solicitação e sempre solicitam algo diferente, a carta é de 52 mil reais já foram pago quase 25 mil reais dessa carta, estão com veículo de garantia e mais 3 avalistas. A Zema só estão respondendo a cada 3 dias, descumprimento a norma de atendimento ao consumidor que tem de ser finalizada em 7 dias corridos o atendimento. Foi apresentado até mesmo as cartas de anuencias dos protestos. O Veiculo já foi reservado, vistoriado, assinado o contrato com a agencia, realizado sinal de 1000 reais e pago a transferência, mas A zema continua mostrando descaso e protelando todo processo de liberação do crédito. Veiculo de 2019 em pleno estado com somente 50.000km. OBS: Quando vamos contratar o consórcio, pedem enumeros documentos para analisarem e aprovarem poder entrar no grupo, isso já não foi analise.

Solução esperada

  • Libere as cartas de créditos ou devolva todo valor pago e corrigido, já que não está comprindo com serviço contratado.