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Esta reclamação é pública
A. H.
Para: FIAT
Adquiri um veículo FIAT FASTBACK AUDACE TURBO 200 FLEX, na qualidade de 0km na data de 12/06/2023. Conforme preconiza a fabricante o veículo possui garantia de 3 anos, ofertada e suportada exclusivamente pela fabricante, desde que as revisões obrigatórias sejam feitas dentro do prazo e quilometragem. Pois bem, com 8.000 km o veículo já apresentava uma série de anomalias, como um barulho gigantesco no motor e uma trepidação fora no normal para um veículo tirado zero na Concessionária. No dia 15/05/2024, me desloquei a Concessionária Fiat Barigui Portão, Curitiba/Pr, já não suportando mais tantos problemas e relatei toda a problemática que estava acontecendo. A Concessionária analisou o veículo e fui informado que se tratava de uma característica destes veículos com motorização 1.0 Turbo. Questionei, mas fui ignorado frontalmente. Alegavam que tudo que era preciso ser feito, havia sido feito. Realizei a revisão dos 10.000 km (01/06/2024) e também dos 20.000 km (20/05/2025) sempre relatando que o veículo apresentava os problemas e que a dirigibilidade do mesmo era péssima e que a sensação que eu tinha era que se tratava de algo muito pior. Pois bem, em 26/10/2025, retornando da cidade de Paranaguá/Pr para a capital Curitiba/Pr, num trecho de subida de serra o carro simplesmente começou a balançar, trepidar e perder potência, estávamos eu, minha esposa e minhas duas filhas uma de 11 anos e outra de 5 anos, a sensação que tivemos era que o carro ia explodir, houve um pânico, pois naquela região existem muito poucas zonas de escape e tive que fazer uma manobra onde quase fomos atropelados por um caminhão. Foram momentos de terror. No dia 27/10/2025, o carro foi levado a Concessionária Fiat Barigui Portão onde foi relatado tudo que havia acontecido. A partir deste momento começou o nosso martírio. Primeiramente foi relatado que seria apenas a troca de uma peça, mas na sequência após os testes realizados, foi relatado a necessidade da troca do motor, pois o carro apresentava uma série de problemas. Relutei em acreditar que um veículo de apenas 22.000 km precisaria trocar o motor. Fui até a Concessionária, conversei com o mecânico e com o Gestor Responsável do Pós Vendas e confirmaram a necessidade da troca do motor. Comentei que achava aquilo um absurdo e que não gostaria de ficar com veículo que precisasse trocar o motor devido à desvalorização e a necessidade de inclusive realizar alteração documental, comentei inclusive que não poderia ficar sem carro devido as minhas filhas estarem em idade escolar. O Gestor Responsável do Pós Vendas falou que não poderia fazer nada por mim e qualquer solicitação deveria ser feita diretamente a Montadora Fiat pelos canais oficiais. Então, no dia 30/10/2025 contatei o SAC da Montadora Fiat onde foram abertos dois protocolos, onde comentaram que me dariam um retorno em até 48 horas. Hoje já estamos no dia 03/12/2025 e a Montadora Fiat não deu um feedback definitivo sobre minha solicitação. Neste período entrei em contato e falei com diversos atendentes. Foi humilhação atrás de humilhação. Neste interim, foram abertos outros protocolos sem nenhum sucesso. A Concessionária entrou em contato dia 26/11/2025 dizendo que o carro estaria pronto para retirada no dia 27/11/2025. Comentei que não havia recebido um feedback definitivo da Montadora e Concessionária não relatava o que havia sido feito no veículo e alega que o problema não é deles e sim da Montadora, pois eles são apenas autorizados para prestação de serviços técnicos e comercializa os veículos, podendo o cliente optar pela realização de serviços de pós-vendas em qualquer autorizada do país. Dentro deste contexto, venho por meio deste solicitar posicionamento definitivo da Montadora Fiat, pois é um absurdo o que estou passando como cliente, principalmente alguém que sempre teve um excelente conceito da marca. Estou passando momentos de tristeza e depressão, pois como consumidor não tenho tido o respeito necessário. O problema sempre existiu e foi sempre negligenciado.