Clareamento dental: será que vale mesmo a pena?
Quem deseja ter o sorriso mais claro, precisa, em primeiro lugar, saber que o tratamento só deve ser feito depois de uma boa avaliação realizada pelo dentista. É também esse profissional que vai orientar e acompanhar todo o processo, cujos valores variam entre R$ 400 e R$ 2.500, dependendo da cidade e da região onde será realizado.
Vale destacar ainda que os dentes costumam ficar sensíveis depois do processo. Isso porque o produto usado "quebra" a barreira de proteção do esmalte e, dessa forma, ocorre a exposição da dentina, que possui terminações nervosas. Estas, quando entram em contato com alimentos e bebidas frias, quentes e doces, provocam dores agudas e pontadas. É possível também que algum tipo de sensibilidade surja durante o procedimento. E isso ocorre em 70% dos clareamentos caseiros. Mas, na maioria das vezes, a dor é suportável e cessa com o fim do tratamento.
Processo pode ser feito em casa
No clareamento caseiro, o paciente encaixa nos dentes uma moldeira, feita pelo dentista, com o gel dentro, uma ou duas vezes ao dia, por até duas horas, por um período entre 14 e 21 dias. A combinação das duas técnicas (em casa e no consultório) possibilita melhores resultados, pois reduz o tempo do tratamento e diminui a irritação gengival e a sensibilidade dental.
A utilização do laser é outra maneira de atacar o amarelado dos dentes – mas só no consultório. Nessa técnica, fontes luminosas de baixa intensidade são lançadas sobre a dentição. No entanto, não há consenso sobre as suas vantagens. De qualquer maneira, o método a ser usado deve ser uma decisão conjunta entre paciente e dentista.
Se sua intenção é se submeter ao tratamento, lembre-se de que, antes de investir na estética, é preciso cuidar da saúde bucal. Portanto, mantenha sempre os dentes limpos, escovando-os após as refeições, e use fio dental, que reduz a placa bacteriana e as manchas no canto dos dentes. E se você é associado da PROTESTE, use nossa parceria com o plano odontológico Inpao e economize na ida ao dentista.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).