Notícia

Dilatadores nasais funcionam

PROTESTE realizou teste prático de produtos e constatou que eles podem ser opção para dormir melhor.

23 junho 2010


Os dilatadores nasais realmente melhoram a respiração. Essa é a conclusão de um teste prático realizado pela PROTESTE com 25 voluntários, que avaliaram os produtos Respire Melhor e Clear Passage (transparente).
 
Eles usaram cada marca por cinco dias, com uma pausa de cinco dias entre a troca de marcas. E o resultado foi bem parecido. Porém, o produto Respire Melhor foi considerado mais eficaz, permitindo até que o voluntário se habituasse a respirar somente pelo nariz.
 
O produto Clear Passage (transparente) foi pior avaliado entre os voluntários. Ele descolou do nariz em pelo menos uma noite, sendo considerado também muito duroe mais desconfortável de usar do que o Respire Melhor (bege). Nenhum dos voluntários reportou irritação cutânea ao usar os produtos.
 
Os voluntários, que sofrem, entre outros problemas respiratórios, de rinite alérgica ou desvio de septo, avaliaram os produtos para saber se são fáceis e confortáveis de usar, se funcionam, se causam irritações na pele ou dependência física.
 

Dilatadores nasais testados

Produtos não criam dependência

Nas noites em que não usaram o produto, todos voltaram a ter o mesmo nível de obstrução nasal que antes, porém não sentiram uma dependência física do produto, conseguindo dormir sem utilizá-lo.

Os produtos são vendidos em diferentes tamanhos, nas cores bege ou transparente, e na versão infantil. O Respire Melhor é encontrado, principalmente, em drogarias e supermercados por R$ 14,40 (preço de referência), em abril, no RJ.

Se você tem problemas para respirar enquanto dorme, procure um médico antes de usar qualquer paliativo.

Como funciona um dilatador nasal

O dilatador nasal externo, por sua ação mecânica, pode permitir uma noite de sono agradável para quem sofre com obstrução nasal. Eles ficam presos no nariz e são formados por uma tira que tem duas lâminas paralelas de plástico. Elas vão de um lado ao outro do nariz e agem como molas, impedindo que as narinas se fechem.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.