Notícia

Olhos: aprenda como garantir a saúde deles

Medidas simples e adotadas em casa ajudam a amenizar os sintomas causados por várias doenças dos olhos que, embora tragam incômodos, não apresentam riscos à visão.

09 abril 2018
olhos-castanhos

Há toda uma gama de doenças dos olhos que causam transtornos como vermelhidão, pálpebra inchada, secreção e coceira. Mas a boa notícia é que esses males, como as conjuntivites viral, alérgica e bacteriana, o terçol e a blefarite, além do famoso olho seco, não apresentam riscos mais sérios à visão. Na maior parte dos casos, medidas simples, como a aplicação de compressas quentes ou frias, já servem para atenuar os sintomas.

Mas lembre-se que tanto a conjuntivite viral quanto a bacteriana são altamente contagiosas e, para evitar sua transmissão, mantenha a região limpa e seca, não traga as mãos até os olhos e lave-as com frequência. Não compartilhe, ainda, roupa de cama ou toalhas e evite piscinas e contato próximo com outras pessoas. Confira as principais doenças que afetam os olhos e os cuidados a tomar.

Conjuntivite viral 

Inflamação da conjuntiva, que é uma membrana transparente que envolve toda a esclera (parte branca) e a superfície interna das pálpebras, a conjuntivite é desencadeada por uma série de fatores e a vermelhidão, o principal sintoma, costuma durar de uma a duas semanas. Ela se manifesta inicialmente em um dos olhos, passando, poucos dias mais tarde, para o outro. 
Para tratar: Coloque uma compressa fria sobre o local e use descongestionantes oftálmicos, com moderação. 

Conjuntivite alérgica 

Provocada por alérgenos presentes no ar, é mais comum no verão e na primavera. Diferentemente da conjuntivite viral, afeta os dois olhos ao mesmo tempo. Os principais sintomas são coceira, ardência e muco aquoso. 
Para tratar: Compressas frias aliviam os sintomas, assim como colírios lubrificantes.

colirio-olhos

Conjuntivite bacteriana
 

Tende a afetar mais crianças e usuários de lentes de contato e é caracterizada por uma secreção amarelada semelhante ao pus.
Para tratar: Use algodão úmido para manter a região limpa. Use descongestionantes, mas com moderação.

Conjuntivite não infecciosa e não alérgica 

É causada por poeira, areia e cosmético, entre outros fatores que resultam em olhos lacrimejantes e ardidos. 
Para tratar: Lave os olhos com água e use óculos de sol. Caso a ardência seja intensa, use um descongestionante.

Terçol 

Problema na 
pálpebra causado por uma infecção bacteriana que afeta uma das glândulas sebáceas. O nódulo, que costuma ser doloroso, leva, em média, de uma a duas semanas para desaparecer. 
Para tratar: Para aliviar a dor, aplique uma compressa quente sobre o local.

Blefarite

É uma inflamação que afeta as bordas da pálpebra, fazendo com que fiquem inchadas e 
vermelhidão ocular. O resultado é o aparecimento de pequenos flocos, ou caspas, na região.
Para tratar: Compressas quentes e massagens aliviam os sintomas. Além disso, limpe o local com uma mistura de água e xampu infantil.

olhos-vermelhos

Calázio


É consequência da inflamação de uma 
glândula. A pálpebra costuma ficar inchada e vermelha e o principal sintoma é um cisto que se forma no local. 
Para tratar: Geralmente, esse desconforto desaparece sozinho, mas pode demorar semanas ou até meses. Aplique compressas quentes para acelerar o processo.

Olho seco e síndrome do olho seco

Comum a atividades modernas de esforço prolongado da visão, como ficar horas frente à tela do computador ou ler excessivamente, reduzindo a lubrificação e contribuindo para a ardência e sensação de areia nos olhos. Já a síndrome está relacionada a uma menor produção de lágrimas ou ao aumento da perda de lágrimas por evaporação.
Para tratar: Para amenizar os sintomas, aposte em colírios e em pomadas lubrificantes. 

 
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo telefone 4003-3907.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.