Notícia

Tatuagem de henna: sério risco de alergia

14 novembro 2014

14 novembro 2014

A henna negra contém parafenilenodiamina, substância que pode causar inflamações na pele e tornar a pessoa sensível a vários produtos de uso regular.

Nas lotadas praias de verão, é comum ver crianças e adolescentes fazendo tatuagens temporárias. O problema é que, ao contrário da henna natural, que raramente traz complicações, a henna negra pode causar reações alérgicas graves e dermatites de contato, uma inflamação da pele.

Isso porque contém parafenilenodiamina, uma substância usada para secar a tatuagem rapidamente, colori-la e melhorar sua definição.  


Reação alérgica pode ocorrer na hora ou dias após aplicação
A dermatite pode aparecer imediatamente ou dias após a aplicação, na área tatuada ou em outras partes do corpo. A pele costuma ficar vermelha, a coceira é intensa e formam-se pequenas bolhas que se rompem ao coçar a área afetada, que às vezes fica seca e escamosa. Algumas reações graves exigem intervenção médica urgente ou até hospitalização.


Risco de sensibilidade permanente à parafenilenodiamina
Outro perigo é o desse contato inicial à parafenilenodiamina tornar a pessoa indefinidamente sensível a essa substância, presente, embora em menor quantidade, em produtos como tintas capilares, roupas, sapatos, protetores solares e certos medicamentos.


Pergunte se composição tem a substância; se tiver, não faça
Como a probabilidade de voltar a ter contato com a parefenilenodiamina é grande, o indivíduo se vê obrigado a prestar atenção a isso todos os dias, para sempre. Portanto, cuidado com essa brincadeira aparentemente inocente de verão, que pode virar uma dor de cabeça. E siga os conselhos, a seguir:

  • Evite fazer tatuagem se a pasta apresentar tom escuro demais
  • Antes de fazer a tatuagem, descubra se ela é feita de henna natural ou negra. É essencial saber os ingredientes da composição.
  • Caso o artista não saiba informar, olhe a cor: a pasta da henna natural varia entre o verde-acastanhado e o castanho. Já a negra tem um tom mais escuro.
  • Fazer em um estúdio de confiança é uma opção sempre mais segura.  
  • Procure auxílio médico aos primeiros sintomas de reação alérgica. 


Imprimir Enviar a um amigo