Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Autobronzeadores
Autobronzeadores são cosméticos que bronzeiam a pele sem a necessidade de exposição ao sol. 
08 outubro 2014 |

Autobronzeadores são cosméticos que bronzeiam a pele sem a necessidade de exposição ao sol. Ou seja, resultam no tom bronzeado quase que de imediato, o ano todo, sem precisar expor a pele aos riscos da radiação solar (queimadoras, envelhecimento e câncer de pele).

No mercado encontramos vários tipos de produtos de bronzeamento artificial, que prometem ajudar a alcançar o tom desejado:

• cremes, géis e sprays autobronzeadores para aplicação “caseira”

• autobronzeador instantâneo: aplicado em salões de beleza e centros de beleza, com um compressor e aerógrafo.

• suplementos ou pílulas para acelerar ou melhorar o bronzeado. São suplementos alimentares, geralmente baseados em beta-caroteno, cuja eficácia é duvidosa.

Os autobronzeadores (aplicados em casa ou no salão de beleza) não atuam sobre a melanina da pele (pigmento que causa o escurecimento da pele quando esta é exposta à radiação UVA). Seus efeitos são superficiais e resultam da ação de seus principais ingredientes: a dihidroxiacetona (DHA), que é o mais utilizado, a eritrulose ou a mistura dos dois. A DHA e a eritulose são açúcares que reagem com as proteínas presentes nas camadas mais externas da pele. Essa reação tem como resultado um pigmento amarronzado, chamado melanoidina, que se assemelha ao tom do bronzeado solar. O DHA é uma substância mais propensa a causar alergias do que a eritulose, porém é mais eficaz. A melhor escolha, portanto, são produtos cuja composição é uma combinação desses dois ingredientes. Além disso, produtos apenas à base de DHA costumam resultar em um tom de pele extremamente alaranjado, causando o conhecido “efeito cenoura”.

A aplicação correta do autobronzeador é fundamental para alcançar o resultado desejado e para não deixar marcas ou manchas. Aqui estão alguns conselhos:

• Antes de aplicar o produto:

Para uma cor mais uniforme, antes de aplicar o autobronzeador é importante esfoliar a pele, especialmente as áreas mais ásperas.

Enxágue-se e nada de hidratante. Certifique-se de que a pele esteja bem seca.

• Como aplicar

Comece passando o produto nos pés e vá subindo para evitar marcas de dobrinhas na barriga.

Cotovelos e joelhos tendem a ficar mais escuros. Controle a quantidade do creme nesses locais.

Peça ajuda para aplicá-lo nas costas. Assim nenhuma parte ficará descoberta.

Na face, para que o resultado seja o mais natural possível, a concentração maior deve ser na testa, nas maçãs, no queixo e no nariz. Não se esqueça das orelhas, pescoço, nuca e dorso das mãos. Já ao redor dos olhos e no buço, dê leves batidinhas com a ponta dos dedos, usando só um pouquinho do cosmético, que não deve ser espalhado sobre as sobrancelhas. O ideal, nesse caso, é utilizar produtos específicos para o rosto, que são menos oleosos.

Lave as mãos imediatamente e esfregue as unhas com uma escovinha para eliminar resíduos.

• Após a aplicação

O autobronzeador pode demorar mais ou menos para ser absorvido dependendo da sua textura. Por isso, o ideal é vestir-se apenas meia hora após aplicação a fim de se evitar manchas na roupa.

Não espere efeitos imediatos. Após a aplicação, os resultados geralmente aparecem entre 4 e 6 horas após a aplicação.

A cor também não será de longa duração, já que será eliminada ao mesmo ritmo em que ocorre a renovação da pele. Isto é, em cerca de 5 a 7 dias. Para alcançar ou manter o tom de cor desejado ao longo dos dias podem ser necessárias várias aplicações. O indicado é usar a cada 3 dias na primeira semana e depois, para manter a tonalidade conquistada, aplicar 1 vez por semana. 

 

Leia também

plano-de-celular
alimenta-4
uber-proibido
mudancas-afetam-bolso

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.