Notícia

Pomadas para assaduras: descubra qual é a melhor para o seu bebê

28 outubro 2013

28 outubro 2013

Todos os produtos testados foram eficientes na prevenção de irritações. Mas faça a sua parte, limpando o bebê e trocando a fralda várias vezes ao dia.

Pomada para assadura

As assaduras são comuns nos primeiros meses de vida de crianças que usam fraldas, mas podem ser amenizadas com a higiene correta e a aplicação de cremes preventivos. Por isso, a PROTESTE testou as principais marcas de pomadas para assaduras para descobrir qual é a melhor para seu bebê.

 

Durante o teste confirmamos que as pomadas para assaduras protegem a pele de seu bebê contra irritações. Com exceção de duas marcas, todos os produtos possuem substâncias seguras e estão de acordo a legislação.

Composição do Granado não segue legislação

As pomadas para assaduras são compostas, em geral, por agentes protetores da pele, emolientes e hidratantes e devem possuir fórmulas simples. Como são destinados a bebês, que têm pele bastante sensível, devem ter composição o menos irritante possível e de acordo com a legislação brasileira para cosméticos. 

As marcas Granado e Turma da Mônica foram eliminadas na análise de composição e não chegaram a ser submetidas às demais análises. 

O creme Granado possui uma substância que não pode ser usada em cosméticos, mas apenas em medicamentos. Já o Turma da Mônica informa em seu rótulo conter um conservante que pode causar alergias (por isso, não recomendados o seu uso).

Todos os cremes possuem rótulos bem claros, com as informações importantes ao consumidor e exigidas para cosméticos, como lote, prazo de validade e composição. Sempre que for comprar um produto desse tipo, não deixe de verificar essas informações e não se iluda com embalagens e aromas atraentes.


Ao testarmos os cremes para assaduras, percebemos que a opinião das mães que aplicaram os cremes em seus bebês variou, embora todos tenham sido bem avaliados. As marcas Mustela, Bepantol e Dermodex foram as preferidas, por sua ação hidratante e facilidade de aplicação.


A avaliação de eficácia permitiu medir o efeito preventivo de cada creme: quanto maior a irritação que a urina artificial causou na pele do voluntário, menos proteção ele oferece. Em geral, todos se saíram bem. Já Bepantol e Babyglós foram considerados muito bons.


Hipoglós Pomada não é cosmético, mas sim medicamento


A marca Hipoglós, bastante tradicional no uso contra assaduras, possui duas versões: Hipoglós pomada e creme cosmético Hipoglós Amêndoas, avaliada neste teste. O Hipoglós pomada não foi testado juntamente com os outros cremes por ter características diferentes. 


A principal é que possui colecalciferol (vitamina D3), uma substância que só pode ser usada em medicamentos. A versão amêndoas do Hipoglós foi bem avaliada, pelo grupo de mães que aplicou o produto na pele de seus bebês. 

Melhor Fralda


Imprimir Enviar a um amigo