Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Server Error

Pomada para assadura

As assaduras são comuns nos primeiros meses de vida de crianças que usam fraldas, mas podem ser amenizadas com a higiene correta e a aplicação de cremes preventivos. Por isso, a PROTESTE testou as principais marcas de pomadas para assaduras para descobrir qual é a melhor para seu bebê.

Durante o teste confirmamos que as pomadas para assaduras protegem a pele de seu bebê contra irritações. Com exceção de duas marcas, todos os produtos possuem substâncias seguras e estão de acordo a legislação.

Composição do Granado não segue legislação

As pomadas para assaduras são compostas, em geral, por agentes protetores da pele, emolientes e hidratantes e devem possuir fórmulas simples. Como são destinados a bebês, que têm pele bastante sensível, devem ter composição o menos irritante possível e de acordo com a legislação brasileira para cosméticos. 

As marcas Granado e Turma da Mônica foram eliminadas na análise de composição e não chegaram a ser submetidas às demais análises. 

creme Granado possui uma substância que não pode ser usada em cosméticos, mas apenas em medicamentos. Já o Turma da Mônica informa em seu rótulo conter um conservante que pode causar alergias (por isso, não recomendados o seu uso).

Todos os cremes possuem rótulos bem claros, com as informações importantes ao consumidor e exigidas para cosméticos, como lote, prazo de validade e composição. Sempre que for comprar um produto desse tipo, não deixe de verificar essas informações e não se iluda com embalagens e aromas atraentes.

Ao testarmos os cremes para assaduras, percebemos que a opinião das mães que aplicaram os cremes em seus bebês variou, embora todos tenham sido bem avaliados. As marcas Mustela, Bepantol e Dermodex foram as preferidas, por sua ação hidratante e facilidade de aplicação.

A avaliação de eficácia permitiu medir o efeito preventivo de cada creme: quanto maior a irritação que a urina artificial causou na pele do voluntário, menos proteção ele oferece. Em geral, todos se saíram bem. Já Bepantol e Babyglós foram considerados muito bons.

Hipoglós Pomada não é cosmético, mas sim medicamento

marca Hipoglós, bastante tradicional no uso contra assaduras, possui duas versões: Hipoglós pomada e creme cosmético Hipoglós Amêndoas, avaliada neste teste. O Hipoglós pomada não foi testado juntamente com os outros cremes por ter características diferentes. 

A principal é que possui colecalciferol (vitamina D3), uma substância que só pode ser usada em medicamentos. A versão amêndoas do Hipoglós foi bem avaliada, pelo grupo de mães que aplicou o produto na pele de seus bebês. 

Resultados do teste

Após a avaliação de cremes para assaduras realizada pela PROTESTE o Bepantol Baby foi eleito o melhor. O produto foi considerado mais fácil de aplicar e muito eficaz na prevenção de assaduras e por ter uma boa ação hidratante. 

O Babyglós ficou com o título de escolha certa, porque se mostrou eficaz contra irritações e apresentou bom custo benefício.

 

Melhor Fralda

Leia também

familia-comemorando
Zoom de cartão de crédito
plano-de-celular
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.