Como fizemos o teste

Sabonete íntimo: como fizemos o teste


Veja, aqui, todos os parâmetros que nos ajudaram a chegar aos resultados de nosso teste de sabonete íntimo. 

 

 

Como fizemos o teste – Sabonete de uso íntimo

Neste teste comparativo foram avaliados os lotes de 6 (seis) marcas de sabonete de uso íntimo destinado ao público feminino, são elas: Avon (Simply Delicate Neutral), Dermacyd (Pro-bio Feminina Floral), Jequiti (Sensi Neutro), Nivea (Natural), Protex (Delicate Care) e Racco. 

Os sabonetes de uso íntimo feminino foram levados ao laboratório, que realizou as análises possui escopo de análises acreditado pelo INMETRO (ABNT NBR ISO/IEC 17025), habilitado na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) da ANVISA. Adquirimos os produtos anonimamente nos mercados da mesma maneira que um consumidor, garantindo assim independência nos resultados do teste. 

Foram avaliados os seguintes parâmetros:

Segurança: observamos se as informações dos rótulos respeitam a legislação e se orientam o consumidor adequadamente, realizamos testes físico-químicos para determinação do pH e teor de álcool e avaliamos a composição dos ingrediente utilizados  em cada formulação. 

Análise sensorial: foram avaliados atributos sensoriais de fragrância relacionados a aceitação global/preferência e intenção de compra. 

Reciclabilidade: verificamos se as marcas possuem preocupação ambiental facilitando a reciclagem de suas garrafas utilizadas para armazenar o produto. 

Os resultados obtidos referem-se a determinadas marcas de sabonetes de uso íntimo disponíveis para compra no Brasil. Confira abaixo os lotes testados de cada marca e as legislações utilizadas para realização do teste: 



Baseamos o teste nas normas nacionais que melhor retratam os interesses do consumidor, e utilizamos as seguintes legislações aplicáveis:

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990: Necessidade de clareza nas informações ao consumidor (art. 6º), Código de Defesa do Consumidor (CDC).

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 752 DE 19 DE SETEMBRO DE 2022 (ANVISA/MS):
Dispõe sobre a definição, a classificação, os requisitos técnicos para rotulagem e embalagem, os parâmetros para controle microbiológico, bem como os requisitos técnicos e procedimentos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 528, DE 4 DE AGOSTO DE 2021 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a lista de substâncias de ação conservante permitidas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e internaliza a Resolução GMC MERCOSUL nº 35/20.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 529, DE 4 DE AGOSTO DE 2021 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a lista de substâncias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e internaliza a Resolução GMC MERCOSUL nº 62/14, alterada pela Resolução GMC MERCOSUL nº 37/20.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 530, DE 4 DE AGOSTO DE 2021 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a lista de substâncias que os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes não devem conter exceto nas condições, e com as restrições estabelecidas, a lista de componentes de fragrâncias e aromas que devem ser indicados na rotulagem desses produtos em condições específicas e internaliza a Resolução GMC MERCOSUL nº 24/11, alterada pela Resolução GMC MERCOSUL nº 37/20.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N° 432, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a obrigatoriedade de descrever a composição em português na rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 69, DE 1º DE SETEMBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a inclusão de declaração sobre nova fórmula na rotulagem de produtos de higiene pessoal, incluindo descartáveis, cosméticos e perfumes quando da alteração de sua composição.