Notícia

Cuidados em enchentes

Saiba como proceder se o temporal estiver forte e a região em que você estiver começar a alagar.

 

05 janeiro 2012

As chuvas de verão podem transformar as ruas em verdadeiros rios. Veja as nossas dicas e evite transtornos maiores:

  • Dependendo das condições locais, um pequeno riacho, ou até mesmo um bueiro podem-se tornar áreas perigosas devido ao rápido alagamento em época de verão. Evite estacionar o veículo nas proximidades de locais de drenagem de água, seja no campo ou na cidade.
  • Não subestime o poder da água em movimento. A força com que um veículo pode ser empurrado pela correnteza é surpreendente. Além disso, você pode ser atingido por detritos deslocados pelo alagamento.
  • Durante as enchentes, a água pode subir de nível em alguns minutos. Ao menor sinal de um alagamento, durante um temporal, evite parar o veículo próximo às baixadas do terreno.
  • Lembre-se de que um alagamento pode ser provocado por chuvas que ocorram longe do local onde você se encontra, nas partes mais altas da região e o deslocamento de água vai atingir as baixadas depois de certo tempo. Nesse caso,  as condições meteorológicas podem estar boas ao seu redor mas o perigo é ainda maior devido a força de deslocamento da "parede de água".
  • No verão, os alagamentos são mais comuns durante a tarde ou início de noite, uma vez que a formação de temporais depende do forte aquecimento local. Mas eventualmente podem ocorrer em outros horários, como no caso de penetração de frentes frias.
  • Caso você esteja em uma área de baixada sujeita a alagamento, ao primeiro sinal de aumento do nível de água procure um lugar mais elevado para se proteger. É grande a possibilidade de você ser atingido pela "parede de água" formada pela correnteza inicial ou por detritos que se desprendem da superfície.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.