Notícia

Cuidados em enchentes

05 janeiro 2012

05 janeiro 2012

Saiba como proceder se o temporal estiver forte e a região em que você estiver começar a alagar.

As chuvas de verão podem transformar as ruas em verdadeiros rios. Veja as nossas dicas e evite transtornos maiores:

  • Dependendo das condições locais, um pequeno riacho, ou até mesmo um bueiro podem-se tornar áreas perigosas devido ao rápido alagamento em época de verão. Evite estacionar o veículo nas proximidades de locais de drenagem de água, seja no campo ou na cidade.
  • Não subestime o poder da água em movimento. A força com que um veículo pode ser empurrado pela correnteza é surpreendente. Além disso, você pode ser atingido por detritos deslocados pelo alagamento.
  • Durante as enchentes, a água pode subir de nível em alguns minutos. Ao menor sinal de um alagamento, durante um temporal, evite parar o veículo próximo às baixadas do terreno.
  • Lembre-se de que um alagamento pode ser provocado por chuvas que ocorram longe do local onde você se encontra, nas partes mais altas da região e o deslocamento de água vai atingir as baixadas depois de certo tempo. Nesse caso,  as condições meteorológicas podem estar boas ao seu redor mas o perigo é ainda maior devido a força de deslocamento da "parede de água".
  • No verão, os alagamentos são mais comuns durante a tarde ou início de noite, uma vez que a formação de temporais depende do forte aquecimento local. Mas eventualmente podem ocorrer em outros horários, como no caso de penetração de frentes frias.
  • Caso você esteja em uma área de baixada sujeita a alagamento, ao primeiro sinal de aumento do nível de água procure um lugar mais elevado para se proteger. É grande a possibilidade de você ser atingido pela "parede de água" formada pela correnteza inicial ou por detritos que se desprendem da superfície.

Imprimir Enviar a um amigo