Notícia

Tireoide: sintomas, tratamentos, mitos e verdades

Para esclarecer algumas questões sobre esse assunto a PROTESTE listou alguns pontos importantes para você ficar tranquilo com a sua saúde.

06 julho 2012

A tireoide ou tiroide é uma das maiores glândulas do corpo humano, localizada na parte anterior do pescoço seu desempenho é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) estimula o desenvolvimento do corpo e equilibra o controle emocional. É preciso ficar atento porque algumas doenças que afetam a tireoide podem modificar a sua função, causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Hipotireoidismo engorda?

Mito: O ganho de peso pode ser uma das manifestações do hipotireoidismo, mas existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não engordam. Quando acontece, o ganho de peso é pequeno, de dois até quatro quilos e um bom tratamento tende a reverter o ganho de peso.

Tireoide

Hipotireoidismo causa depressão?

Verdade: Metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão e um terço dos pacientes com depressão tem hipotireoidismo. Os hormônios tireoidianos agem no metabolismo interferindo no humor, memória, raciocínio, libido e sono, podendo levar à depressão.

Todo nódulo de tireoide é indício de câncer?

Mito: O principal sinal do câncer de tireoide é um caroço na tireoide, porém em boa parte dos casos esse tumor não apresenta qualquer sintoma. O diagnóstico do câncer de tireoide é feito com uma biópsia do nódulo de tireoide ou após sua remoção por cirurgia, mas a maioria dos nódulos são benignos.

Todo mundo com problema na tireoide tem um “papo” no pescoço?

Negativo. Existem diversas formas de hipotireoidismo e nem todas apresentam o papo no pescoço. Em geral outros sintomas da doença levam o paciente a procurar ajuda médica antes que a doença progrida até este ponto.

Mulheres com doenças de tireoide não podem engravidar?

Mito: Doenças da tireoide não tratadas podem levar a problemas de fertilidade em ambos os sexos. Caso a mulher já tenha sido diagnosticada com hipotireoidismo e faça o controle da doença, as chances de engravidar e ter uma gestação saudável são iguais as de uma mulher que não tenha a doença.

Tomar hormônio tireoidiano é bom para emagrecer?

Negativo. Apenas emagrece quem faz uso do medicamento sem ter hipotireoidismo, e o uso de hormônios da tireoide para este fim é contraindicado porque antes de perder gordura há uma redução da musculatura, o que leva à perda da força muscular e flacidez.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.