Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Os mitos sobre a perda de peso
Há muitas falsas crenças sobre o que realmente funciona para emagrecer. Descubra o que é verdadeiramente eficaz.
28 setembro 2011 |
Verdadeiro ou falso? Passar fome é a melhor maneira de perder peso.

Resposta: falso. Dietas radicais não resultam em perda de peso a longo prazo e podem, muitas vezes, provocar o efeito contrário. O principal problema é que este tipo de dieta é muito difícil de manter. O corpo fica com pouca energia, fazendo com que a pessoa sinta vontade de ingerir alimentos com alto teor de gordura e de açúcar e, pior, em grande quantidade. Isso leva a um ganho rápido do peso perdido.

Verdadeiro ou falso? Um regime de exercícios pesados é a única maneira de perder peso.

Resposta: falso. A perda de peso consistente e duradoura envolve adotar pequenas mudanças que podem ser mantidas por muito tempo, como fortalecer a atividade física regular dentro da rotina diária. Atingir a recomendação de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada pelo menos cinco dias na semana contribui significativamente para atingir um peso saudável. Para perder 450 g por semana, é preciso criar um déficit calórico - gastar mais do que se consome - de 500 calorias por dia. Isso pode ser alcançado ao comer menos, mover-se mais, ou, melhor ainda, uma combinação de ambos.

Verdadeiro ou falso? Medicamentos para emagrecer são eficazes para a perda de peso a longo prazo.

Resposta: falso. As pílulas de emagrecimento por si só não vão ajudar a manter o peso a longo prazo. Elas só devem ser usadas quando prescritas por um médico para serem coadjuvantes na perda de peso – e somente para alguns casos.

Verdadeiro ou falso? Os alimentos saudáveis são mais caros.

Resposta: falso. Geralmente paga-se mais por uma refeição pronta e com alto teor de gordura e de sal, em relação a comprar ingredientes mais frescos e preparar a própria refeição.

Verdadeiro ou falso? Os alimentos rotulados como "baixo teor de gordura" ou "gordura reduzida" são sempre uma escolha saudável.

Resposta: falso. Seja cauteloso. Um lanche com reduzido teor de gordura deve conter menos gordura do que a versão normal (“não light”), mas isso não o torna automaticamente uma escolha saudável, já que ele ainda pode conter muito mais gordura do que, digamos, uma porção de fruta. Alimentos com baixo teor de gordura também, por vezes, contêm altos níveis de açúcar.

Verdadeiro ou falso? Carboidratos engordam.

Resposta: falso. Não necessariamente. Assim como proteínas e gorduras, os carboidratos contêm calorias. Mas como eles são a fonte preferencial de energia do organismo e a única para o cérebro, convém reduzir sua ingestão, mas nunca eliminá-la.

Verdadeiro ou falso? Beber água ajuda a perder peso.

Resposta: falso. A água não leva à perda de peso, mas mantém o corpo hidratado. Ela é essencial para uma boa saúde e bem-estar. Recomenda-se beber cerca de dois litros de água por dia.

Verdadeiro ou falso? Pular refeições é uma boa maneira de perder peso.

Resposta: falso. Pular refeições não é uma boa ideia. Para perder peso e mantê-lo, deve-se reduzir a quantidade de calorias que se consome ou aumentar as calorias gastas por exercícios físicos. Pular refeições resultará em cansaço e má nutrição, além de aumentar a probabilidade de beliscar alimentos ricos em gordura e açúcar, o que pode levar a ganho de peso.

Verdadeiro ou falso? Não é preciso diminuir as calorias ingeridas para perder peso, basta praticar mais atividades físicas.

Resposta: verdadeiro. No entanto, isso não é nada fácil. A melhor e mais duradoura forma de perder peso é combinar alimentação saudável e exercício físico, ou seja, ingerir menos calorias e mexer-se mais.

Leia também

azeite-proibido
prato
festa junina

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.