Notícia

Saiba o que deve fazer se o remédio não tiver efeito

Se você está tomando um medicamento e não obtém o resultado esperado, deve conversar com o seu médico e fazer uma reclamação na Anvisa, entre outras medidas.

06 setembro 2017

Você já tomou um medicamento que trouxe algum efeito indesejado ou mesmo que não gerou resultado algum? Isso é bastante comum, já que os medicamentos são substâncias estranhas ao corpo humano. E, embora depois de muitos testes que são feitos antes de o produto chegar ao mercado, é possível que novos efeitos sejam descobertos, tanto negativos como positivos. Anote, a seguir, as nossas dicas de como proceder em situações em que pode suspeitar do medicamento. Conversar com o seu médico e fazer uma reclamação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão entre as principais medidas.

Se o medicamento não está fazendo o efeito desejado

Isso pode acontecer por ter relação com seu próprio estado de saúde, mas pode ser alguma falha técnica no produto. Caso fique na dúvida, comunique logo ao seu médico para uma adequação do tratamento.

Surgiram efeitos estranhos

Em primeiro lugar, dê uma olhada na bula, especialmente nas seções que listamos abaixo. Isso vai ajudar você a conversar com seu médico:

“Quando não devo usar este medicamento?”
“O que devo saber antes de usar este medicamento?”
“Quais os males que este medicamento pode me causar?”   Caso já tenha tomado o medicamento, mas não esteja mais fazendo efeito

É possível que seu organismo não esteja mais respondendo ao tratamento ou que o lote do medicamento que você está usando tenha algum problema de qualidade. Em qualquer um dos casos, procure o médico. Lembre-se de que, para usar medicamentos com tarja vermelha ou preta, é necessário que um médico faça um diagnóstico e faça a prescrição em uma receita, com controle especial.

Como denunciar os problemas

Você pode entrar em contato diretamente com a Anvisa e relatar o seu caso. Tenha em mãos a embalagem do medicamento, pois é importante informar o nome do produto, a marca e o nome do fabricante, entre outras informações.
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.