Notícia

Dieta: 5 mentiras que não ajudam a emagrecer

Para perder peso com saúde, a regra é simples: combine hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. Informações corretas também ajudam, e muito, nesse processo. Por isso, evite dar ouvidos aos mitos sobre emagrecimento existentes por aí. Confira alguns deles abaixo e não se deixe enganar. 

17 março 2017
Medidas peso

1. Para perder peso, nada de açúcar. 
Os açúcares simples, como a sacarose, presentes em doces e em bebidas açucaradas, por exemplo, são calorias vazias. Ou seja, não possuem nutrientes importantes, e, assim, devem ser eliminadas da dieta. Já os carboidratos, existentes em alimentos como cereais integrais e leguminosas, além de fornecerem calorias, trazem uma série de nutrientes importantes para o organismo. Entre eles estão: amido, fibra, vitaminas e minerais. Por isso, eles não podem ser ignorados quando o assunto é dieta equilibrada. 

2. Beber água durante as refeições engorda.  
A água não ajuda nem a ganhar nem a perder peso, pois não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a “enganar” a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação “beber água às refeições engorda”, no entanto, ainda precisa de provas.

Confira as dicas sobre o consumo de alimentos funcionais e fique com a saúde em dia

3. Refrigerante “zero” é mais saudável e está liberado na dieta.
Refrigerantes são bebidas totalmente artificiais, compostas, em geral, por água gaseificada, açúcar, corante, aromatizante e acidulante. Assim, não trazem benefício algum a saúde. Pelo contrário, contribuem para obesidade, diabetes e intoxicação do organismo. Na versão “zero”, o açúcar é apenas substituído por adoçante artificial. Portanto, se a sua meta é emagrecer, opte por bebidas que contenham compostos naturais bioativos e antioxidante. Entre elas estão sucos de fruta e chás.

peso 

4. Se é light não engorda. 
É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Porém, nada de consumi-los em excesso. É também importante frisar que uma dieta para perder peso deve ser baseada, sobretudo, em produtos frescos.

5. Transpirar emagrece. 
Ao transpirar de forma intensa, você não só perde água, como sais minerais. Transpirar não é uma solução válida para perder peso – ao beber, os líquidos perdidos são recuperados. O que emagrece é o exercício. 

O ponteiro da balança não deve lhe preocupar pela estética, mas pela saúde. Veja se você pode relaxar ou procurar um médico com urgência

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.