Notícia

O que são IMC e IAC?

Índice de massa corporal e índice de adiposidade corporal determinam a obesidade

10 julho 2012


A obesidade pode ser vista como um retrato dos tempos modernos, em que as pessoas passam grande parte do dia sentadas, em frente a computadores ou televisões, e no qual a oferta de junk food e alimentos processados prevalece sobre a de frutas e verduras.

Outros casos frequentes que refletem a atualidade são os de indivíduos que comem compulsivamente por causa de ansiedade e depressão.

Essa alimentação inadequada e a falta de atividades físicas fazem com que algumas pessoas atinjam um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, passando a ser definidas como obesas. Há também um novo cálculo para medir se alguém está com sobrepeso, o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), já que os resultados do IMC nem sempre retratam a realidade fielmente – como no caso de atletas e indivíduos com muita massa muscular.

Calcular esses índices é fácil e rápido. Para chegar ao IMC, use a fórmula [peso / (altura x altura)]. Os indivíduos com IMC de 18,5 a 24,9 são considerados saudáveis; de 25 a 29,9, com excesso de peso; a partir de 30, obesos. Já o IAC é calculado pela relação [Quadril / (altura x altura)] – 18. Um IAC saudável para mulheres vai de 21 a 32; 33 a 38 indica sobrepeso e valores acima de 38 são considerados casos de obesidade. Já homens saudáveis devem estar entre a faixa de 8 e 20; de 21 a 25 são considerados acima do peso e, a partir de 25, obesos.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.