Metas para emagrecer: como criar objetivos eficientes?
Se você tem dificuldade para emagrecer, pode estar com uma meta inadequada. Confira nossas dicas e veja como definir os melhores parâmetros e alternativas para alcançar resultados mais eficientes.
Só quem está acima do peso sabe como é difícil emagrecer. Muitas pessoas começam algum tipo de atividade, praticam por algum tempo e logo param; e normalmente fazem isso mais de uma vez. Geralmente, a razão principal é a ansiedade e frustração por não obter os resultados esperados.
É preciso ter a consciência de que os resultados não aparecem de uma hora para a outra. Para conseguir atingir objetivos, você deve ter foco, estar predisposto a mudar, deixar para trás velhos hábitos e ter bastante disciplina para incorporar novos. Afinal, para que uma atividade se torne efetivamente um hábito em nossa rotina, é preciso que realizá-la por diversas vezes.
Como definir metas assertivas
A primeira recomendação é que você esqueça um pouco a balança. De modo geral, se pesar não é muito agradável e tornar este hábito muito frequente, pode fazer com que isso só aumente a sua ansiedade na semana. Além disso, o peso da balança é relativo, afinal, já parou para pensar se o peso que você perdeu foi efetivamente gordura?
Para emagrecer, é preciso traçar boas metas. E para isso, você deve ter um objetivo alcançável, um plano de ação e um prazo predeterminado para atingir. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a definir bem as metas para conseguir ser mais focado.
Exemplos de metas para emagrecer:
- Ser fiel e disciplinado à sua nova meta.
- Compartilhar sua meta com sua família e amigos próximos. Eles provavelmente irão te incentivar, talvez até querer participar. Com isso, o seu comprometimento tende a ser maior.
- Abrir mão do sedentarismo, criar um estilo de vida mais saudável e ativo. Você pode, por exemplo, substituir o passeio do shopping por uma caminhada no parque; utilizar escadas em vez do elevador; trocar comidas gordurosas e doces por saladas, carnes magras e frutas.
Prazo deve ser estabelecido de acordo com cada objetivo
Para definir um prazo é preciso ser coerente com a sua condição no momento. Quem está sedentário há muito tempo, por exemplo, pode levar pelo menos 3 meses para começar a perceber resultados.
De imediato, a ideia é criar objetivos que são viáveis para quem quer emagrecer e podem, de fato, trazer resultados. Quando você conquistá-los, a alegria e endorfina liberada pelo seu corpo trarão ainda mais motivação em aprimorar e buscar uma nova meta.
Exemplos de objetivos para emagrecer:
– Pense em diminuir os furinhos do seu cinto;
– Entrar naquela calça que você tanto gosta, mas que não está servindo mais;
– Diminuir alguns centímetros na circunferência do abdômen ou quadril;
– Abrir mão do sedentarismo;
– Manter uma alimentação balanceada.
Como montar um plano de ação
O plano de ação é tudo o que você precisa fazer para atingir as metas e os objetivos traçados. Para facilitar a sua rotina, otimizar seu tempo e executar seus planos de forma orientada, você pode recorrer a diversas possibilidades, recursos e profissionais, como por exemplo:
– Se matricular numa academia e praticar exercícios físicos no mínimo 3x na semana;
– Procurar um nutricionista para seguir uma dieta adequada;
– Procurar uma apoio para treinar corretamente e otimizar resultados;
– Ajustar seus horários para criar uma nova rotina.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).