Guia de Compras

Atualizado em:

25 junho 2021

Guia de compras – Medidores de Pressão

Quando for comprar o Medidor de Pressão Arterial Digital, fique de olho nos seguintes aspectos:

1) Certificação: verifique se o aparelho possui o selo do INMETRO, a presença da certificação significa que ele foi testado e fornece resultados nos quais você pode confiar.

A Sociedade Britânica e Irlandesa de Hipertensão possui uma lista de monitores domésticos de pressão arterial clinicamente validados em seu site. Porém, para a comercialização no Brasil deve ter registro na ANVISA e INMETRO. Portanto, se quiser certificar-se de que o aparelho escolhido está regularizado, faça uma consulta no link do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/busca.asp?

2) Tamanho da Braçadeira: verifique se a braçadeira (parte que envolve o braço) possui o tamanho correto. A maioria vem com uma braçadeira de tamanho médio. Verifique na caixa ou no Manual de Instrução a especificação de tamanho da Braçadeira (em centímetros) se atende às dimensões do seu braço.

3) Custo: escolha um monitor adequado ao seu orçamento. Há uma variedade a custos acessíveis e confiáveis disponíveis. Em nosso teste encontramos aparelho de Excelente Qualidade, a partir de R$ 124,79. O preço geralmente depende do número de recursos extras que possui, por exemplo, memória interna, garantias, sensores de posicionamento, interface com app de smartphones e outras tecnologias avançadas.

4) Local de Compra: você pode comprar monitores de pressão arterial diretamente em farmácias, lojas ou distribuidores de materiais médicos e hospitalares, tanto online quanto físicas. Avalie o melhor custo-beneficio, preço do frete, prazo de entrega e, se for possível, prefira ir até a loja efetuar a compra para evitar impactos e avarias do aparelho no transporte até a sua casa.

CUIDADOS BÁSICOS

  • Auto-monitoramento: siga o manual de instrução do aparelho e principalmente as orientações do seu médico, pois é ele quem deve dizer quando realizar as medições e como proceder diante de cada resultado. Leve seu aparelho de pressão à consulta clinica para que seu médico possa te mostrar o correto uso e ainda verificar se o aparelho está informando aferições semelhantes ao esfigmomanometro clínico.
  • Postura adequada: Sente-se corretamente na cadeira. Leia a recomendação de posicionamento do braço ou pulso no manual de instruções. Relaxe seu corpo inteiro, especialmente a área entre seu cotovelo e dedos. Respire profundamente de 5 a 6 vezes antes de acionar o botão de leitura do monitor.
  • Precauções:

a) Tente descansar 20 minutos antes de uma medição.

b) Retire relógio, joias e etc antes de colocar a braçadeira.

c) A braçadeira deve estar em contato diretamente com a pele. Portanto, afaste bem as mangas ou qualquer coisa que impeça o total contato braçadeira-pele.

d) Não meça sua pressão arterial imediatamente após uma refeição pesada. Se possível, aguarde uma hora antes de efetuar a medição.

e) Não fume nem ingira álcool antes de medir sua pressão.

f) Você não deve estar fisicamente cansado no momento de efetuar a medição.

  • Verificação da Calibração: a legislação brasileira indica uma verificação da calibração anualmente, a fim de garantir a confiabilidade das medições. Para essa verificação periódica, o usuário deve acionar o fabricante para saber como proceder. Os medidores de pressão desregulam com o tempo e uso, podendo apresentar medições erradas. Alternativa também viável é realizar uma nova compra do aparelho de pressão, porém deve ser ponderado o custo-benefício e os impactos ambientais uma vez que o medidor de pressão viraria um lixo eletrônico.
  • Manuseio e Armazenamento do Aparelho de pressão:
  1. Evite temperaturas extremas, umidade e luz solar direta.
  2. Evite derrubar ou bater o aparelho.
  3. Proteja-o de poeira e mantenha-o limpo, apenas com pano umedecido.
  4. Retire as pilhas quando o aparelho não for usado por um período longo de tempo.

Imprimir Enviar a um amigo