Planos de saúde são burocráticos e caros

Mas a PROTESTE indica opções com melhor relação custo/benefício. Avalie também sua operadora atual com ferramenta exclusiva.
Introdução
A PROTESTE analisou os contratos de adesão das 19 maiores operadoras do país em três aspectos:
Aspecto | Condições Gerais | Cobertura Hospitalar | Cobertura ambulatorial |
Itens avaliados |
- Exclusões |
- Reembolso |
- Reembolso |
As informações foram levantadas a partir de questionários enviados para as empresas. Escolhemos ainda quatro perfis de consumo comuns:
- Plano familiar: homem com 55 anos, mulher com 46 anos e filho com 19 anos.
- Plano familiar: homem com 35 anos, mulher com 32 anos e criança com um ano.
- Plano individual: mulher com 25 anos e direito a parto.
- Plano familiar: mulher com 65 anos.
Antiga luta e uma das mais recentes vitórias da PROTESTE, a portabilidade de planos de saúde finalmente entrou em vigor – ainda que com algumas restrições. Com ela, é possível trocar de operadora sem ter que cumprir uma nova carência.
Com esse novo cenário, perguntamos aos nossos associados quais são as reclamações mais freqüentes e os principais motivos que os fariam trocar de plano. Confira.
Reclamações mais comuns
Preço alto: 17% dos entrevistados reclamaram do preço cobrado pelo plano. O valor médio das mensalidades no Rio de Janeiro é de R$ 272, chegando a R$ 300 em São Paulo. Há, porém, quem pague mais de R$ 400.
Relacionamento com o plano deixa a desejar: este problema é ainda mais frequente em São Paulo e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentaram as piores notas.
Burocracia atrapalha: a necessidade de autorização da operadora para procedimentos médicos é uma das principais reclamações. Há até casos em que associados tiveram negativa para atendimento de emergência, prática ilegal segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS).
Falta informação sobre a rede credenciada: 21% dos entrevistados alegou insatisfação com o descredenciamento de médicos sem aviso prévio pela operadora. Além disso, há parcela expressiva que nunca recebeu o guia da rede credenciada.
Razões para trocar de plano
- Preço elevado da operadora atual
- Rede de hospitais que não agrada
- Rede de médicos credenciados
- Abrangência geográfica do plano
- Qualidade dos serviços oferecidos
- Qualidade no atendimento ao cliente
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