Notícia

Câncer de próstata: planos de saúde e SUS

17 outubro 2011

17 outubro 2011

Pacientes têm ampla cobertura para a realização de procedimentos; SUS disponibiliza tratamento gratuito em hospitais de todo o país.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todo portador de câncer de próstata cujo plano de saúde tenha sido contratado a partir do dia 2 de janeiro de 1999, assim como pessoas com planos feitos antes dessa data mas adaptados à Lei de Planos de Saúde, tem uma ampla cobertura para diversos procedimentos. Veja abaixo os exames e as cirurgias assegurados pelos planos hospitalar e ambulatorial:

Plano hospitalar – Oferece cobertura para praticamente todos os procedimentos relativos ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de próstata, tais como: dosagem de PSA; biópsia prostática; ultrassonografia transretal com biópsia; exames de ressonância magnética nuclear e tomografia computadorizada; cintilografia óssea; prostatectomia; ressecção endoscópica da próstata; orquiectomia; radioterapia; braquiterapia; quimioterapia sistêmica.

Plano ambulatorial – Cobre apenas alguns procedimentos, entre os quais dosagem de PSA, exames de ressonância magnética nuclear e tomografia computadorizada, cintilografia óssea, radioterapia e quimioterapia sistêmica.

SUS disponibiliza tratamento gratuito em hospitais de ponta
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma série de hospitais de referência para tratamento de câncer em todo o país, como as Unidades Hospitalares do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, onde os pacientes recebem gratuitamente atendimento ambulatorial, cirúrgico e medicamentoso (inclusive os medicamentos de uso oral – tomados em casa).

Para ter acesso a esses hospitais, é preciso haver um encaminhamento médico juntamente com um laudo com diagnóstico confirmando o câncer. Portanto, no caso de suspeita da doença, é fundamental procurar os serviços da rede básica ou da rede hospitalar geral antes de buscar hospitais especializados ou serviços isolados de radioterapia ou quimioterapia.

Confira a relação completa de todos os hospitais brasileiros credenciados pelo SUS para o tratamento de câncer.


Imprimir Enviar a um amigo