Consumidor sofre com os planos de saúde
Conheça as principais queixas dos beneficiários e entenda a resolução normativa que prevê os prazos para atendimentos estabelecidos pela ANS.
Segundo o levantamento realizado em 2012 em parceria com a PROTESTE, no canal de atendimento “SOS Paciente” da Associação Paulista de Medicina (APM), os consumidores ainda enfrentam sérios problemas com os serviços prestados pelos planos de saúde. Por isso, apresentamos estes índices e pedimos que a ANS adote medidas cabíveis para resolver estes problemas que afetam diretamente a saúde dos brasileiros.
Veja abaixo as reclamações mais comuns:
- 77% das reclamações são de consumidores da região sudeste.
- 50% do total das reclamações são sobre os serviços prestados no estado de São Paulo.
- 61% dos consumidores possueam contratos individuais e familiares.
- 76% dos contratos foram feitos após a Lei 9.656/98.
- 53% das reclamações foram realizadas por mulheres com 59 anos ou mais.
Veja abaixo as principais queixas dos beneficiários:
- 40% Demoram a agendar consulta e procedimentos.
- 17% Negativa de cobertura.
- 13% Reajuste.
- 8% Rede credenciada insuficiente.
- 6% Descredenciamento.
- 4% Outros.
- 4% Cancelamento do plano.
- 2% Carência do plano.
- 2% Falha do atendimento.
- 2% Portabilidade.
- 1% Falta de leito para internação.
- 1% Doenças e lesões preexistentes.
Um dos problemas que representa 40% das reclamações possui normativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Resolução Normativa em questão é a RN 259, a qual prevê os prazos para atendimentos e que lamentavelmente, não está sendo cumpridas pelas operadoras de planos de saúde.
Veja abaixo alguns dos prazos de procedimentos já estabelecidos:
- Consultas básicas (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologista e obstetra): até 7 dias úteis.
- Consulta nas demais especialidades médicas: até 14 dias úteis.
- Consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista: até 7 dias úteis.
- Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: até 3 dias úteis.
- Urgência e emergência: Imediato.
De acordo com os dados obtidos, é possível concluir que a maioria das reclamações está relacionada com a insuficiência da rede disponibilizada pelas operadoras, somando mais de 55% do total de reclamações recebidas.