Segundo o levantamento realizado em 2012 em parceria com a PROTESTE, no canal de atendimento “SOS Paciente” da Associação Paulista de Medicina (APM), os consumidores ainda enfrentam sérios problemas com os serviços prestados pelos planos de saúde. Por isso, apresentamos estes índices e pedimos que a ANS adote medidas cabíveis para resolver estes problemas que afetam diretamente a saúde dos brasileiros.
Veja abaixo as reclamações mais comuns:
Veja abaixo as principais queixas dos beneficiários:
Um dos problemas que representa 40% das reclamações possui normativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Resolução Normativa em questão é a RN 259, a qual prevê os prazos para atendimentos e que lamentavelmente, não está sendo cumpridas pelas operadoras de planos de saúde.
Veja abaixo alguns dos prazos de procedimentos já estabelecidos:
De acordo com os dados obtidos, é possível concluir que a maioria das reclamações está relacionada com a insuficiência da rede disponibilizada pelas operadoras, somando mais de 55% do total de reclamações recebidas.