Notícia

PROTESTE cobra divulgação de índice de reclamações contra planos de saúde

23 junho 2015

23 junho 2015

A entidade pede que a ANS continue disponibilizando os dados do Índice de Reclamações em seu site, suspensos desde fevereiro de 2015.

No último dia 19, A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício à ANS cobrando que a agência volte a informar a lista das operadoras e empresas de plano de saúde privado que mais receberam reclamações dos seus beneficiários.

É lamentável a decisão da Agência de excluir do Índice de Reclamações os casos resolvidos pela empresa, após intervenção da ANS. Apesar de resolvidas, a reincidência destas reclamações pode demonstrar eventuais
distorções da atuação das Operadoras

Além de mecanismos irregulares de regulação aplicados por elas para dificultar o acesso do consumidor, como, por exemplo, as negativas de cobertura de procedimentos previstos no Rol e que são autorizados após o registro da reclamação na Agência.



Informações ajudam fazer melhor escolha

“Em um mercado repleto de conflitos entre operadoras e consumidores, a divulgação do Índice de Reclamações registradas pela Agência Reguladora torna-se importante ferramenta para que o consumidor, mais exigente e informado, possa escolher uma Operadora e obter subsídios para contratar um plano de saúde”, argumenta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. 

A sua suspensão do Índice, ainda que por um período determinado, quebra um histórico de 13 anos em que os dados foram divulgados e nesse período você ficará sem acesso a informações importantes, o que pode levá-lo a escolhas equivocadas. 

A consolidação das reclamações de consumidores permite dados importantes para o aperfeiçoamento da legislação e até para que as empresas reincidentes sejam devidamente punidas.

Embora disponha dos dados a partir de março, a ANS decidiu que só irá retomar a divulgação após reformular o índice, o que "deverá" ocorrer no final do ano. Até lá, as empresas e operadoras serão poupadas de ter seus nomes expostos.

O novo índice em discussão irá colocar filtros no levantamento. Os casos em que a reclamação foi resolvida, por exemplo, não serão mais contabilizados para a formação do novo ranking. Nesse sentido, a ANS irá desconsiderar que você teve de recorrer ao órgão regulador com uma reclamação para resolver o problema.


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