Notícia

PROTESTE comemora vitória contra obesidade infantil

A PROTESTE considera que é uma vitória no combate à obesidade infantil a proibição de publicidade de refrigerantes e de sucos artificiais na programação infantil.

10 março 2016


Programas de TV em que pelo menos 35% da audiência seja de crianças com até 12 anos não terão mais publicidade de refrigerantes e de sucos artificiais. 


A decisão dos fabricantes, membros da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) é positiva e reflete, embora não admitam, a posição do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera abusiva qualquer publicidade voltada à infância.


A PROTESTE considera que é uma vitória no combate à obesidade infantil. Contribui para que pais e responsáveis consigam convencer os mais novos a adotar uma alimentação mais saudável. 


Até os 12 anos, as crianças não possuem a capacidade para compreender o caráter persuasivo das mensagens publicitárias e, por isso, devem ser protegidas, como determina o Código de Defesa do Consumidor.


O efeito dessa decisão será ainda maior se o setor deixar de vender bebidas repletas de açúcar nas cantinas das escolas,  que está em avaliação.


Defendemos que crianças não sejam submetidas a propagandas de produtos e serviços que ameacem sua saúde, segurança e desenvolvimento físico e intelectual.


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que disciplinava a propaganda de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio (RDC 24/2010), continua suspensa por decisão judicial. A Advocacia Geral da União questiona a competência da Anvisa e aponta a necessidade de uma lei federal sobre o tema.


Essa resolução determinava que as empresas do ramo veiculassem em seus anúncios publicitários alertas sobre os riscos provocados pelo consumo deste tipo de alimentos.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.