Notícia

Fumaça de incenso contém substâncias cancerígenas

A PROTESTE pediu providências ao Ministério Público Federal, já que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nenhum produto pode acarretar riscos à saúde do consumidor.

28 outubro 2015

A PROTESTE testou cinco incensos e constatou que estes produtos exalam substâncias altamente tóxicas na fumaça, prejudiciais a saúde. Todas as marcas analisadas emitiram benzeno e formaldeído acima dos níveis considerados seguros e por isso, foram avaliadas como ruins. 


As duas substâncias podem causar problemas respiratórios e vários tipos de câncer, entre outras doenças. Estudos constatam que a fumaça da queima de uma vareta de incenso pode equivaler até quatro cigarros.

 

Além dos incensos, foram testadas cinco velas perfumadas e cinco óleos essenciais. Entre as velas perfumadas, apenas as marcas Aroma Naturals e Candella mostraram resultados seguros. Os óleos essenciais obtiveram a melhor avaliação, já que todos apresentaram resultados dentro dos níveis de segurança.

 

Na análise de naftaleno, o incenso Flute ultrapassou cerca de oito vezes o nível tido como seguro, e avaliado como ruim. 

Os incensos Sac e Darshan também foram avaliados como ruins e Padmini e Vinato, como fracos. 


Por outro, as velas e os óleos foram avaliados como bons ou muito bons, pois emitiram pouco ou nenhum naftaleno. Ele provoca irritação na pele, alergias, enxaqueca, náusea, vermelhidão e dor nos olhos. 

 

No teste de tolueno, o incenso Darshan emitiu quase o dobro da substância acima do limite de segurança, e avaliado como ruim. 

O incenso Sac também foi avaliado como ruim e os demais, como fracos. Já as velas e os óleos se saíram bem, sendo que a vela Aroma Naturals e os óleos Panizza e WNF não emitiram a substância, que pode causar irritação nos pulmões e alterações no sistema nervoso central.

 

Na análise de formaldeído, todos os incensos e três velas (Bom Ar Air Wick, Granado e Yankee Candle) não apresentaram emissões seguras e avaliados como ruins. Os óleos se saíram bem nesse teste. A substância é rapidamente absorvida pelos pulmões e potencialmente cancerígena, além de provocar dores de cabeça, dispneia, rinite, piora da asma e irritações na pele e nos olhos.

 

Três incensos ultrapassaram os níveis seguros na emissão de acetaldeído (Darshan, Padmini e Sac) e avaliados como ruins, e os demais tiveram avaliação fraca. 

A vela da Granado foi avaliada como fraca e o óleo Aromagia foi considerado aceitável. Os demais óleos e velas se saíram bem nesse teste.

 

E na avaliação da rotulagem, foi constatado que os três tipos de produtos são classificados, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, embora tenham a função de odorizar ambientes.

 

Entre os óleos essenciais, apenas o Aromagia trazia informações sobre o uso como odorizante. Os incensos Flute, Padmini e Vinati traziam informações sobre a forma segura de utilização e por isso, obtiveram avaliação aceitável. E de todos os produtos testados, apenas a vela perfumada Bom Ar Air Wick apresentava o rótulo adequado à categoria. 


 

Para o teste, foi feita a análise da rotulagem e simulação de uso em ambiente parecido com uma sala, com a medição da concentração das principais substâncias nocivas emitidas pela queima desses produtos.

 

Os resultados das análises foram encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pedindo fiscalização e mudança da categorização destes produtos. 

A PROTESTE também pediu providências ao Ministério Público Federal, já que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer produto colocado no mercado de consumo não pode acarretar riscos à saúde ou à segurança do consumidor.

 

Os incensos avaliados foram: 

  • Darshan Incense Citronela, 
  • Flute Incense Erva Doce, 
  • Padmini Incense Maçã Verde, 
  • Sac Incense Camomila
  • Vinati Incense Alfazema. 

As velas perfumadas: 

  • Aroma Naturals Orange Clove, 
  • Bom Ar Air Wick Lavanda e Camomila, 
  • Candella Capim Citrus, 
  • Granado Calêndula, 
  • Yankee Candle True Rose. 

E os óleos essenciais: 

  • Aromagia Lemongrass,
  • Bioessência Eucalipto, 
  • Panizza Cravo, 
  • Phytoterapica Copaíba,
  • WNF Menta. 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.