Notícia

Comprei meu carro no leilão, posso ter seguro ?

Veículos comprados em perfeito estado em leilões podem ter seguros, mas os que são considerados sucatas dificilmente conseguirão.

08 dezembro 2017
Leilão-seguros-recusado

Veículos comprados em perfeito estado em leilões podem ter seguros, mas os que são considerados sucatas dificilmente conseguirão.

Os veículos oferecidos em leilões são aqueles que por algum motivo seus antigos donos não pagaram o financiamento e o carro foi recolhido pelo banco ou ainda, o carro tinha seguro e sofreu algum sinistro e agora está sendo leiloado. Nesse ultimo caso, o veículo torna-se um “salvado”. Esse termo técnico é utilizado pelas cias de seguros para definirem os veículos que já foram indenizados aos seus donos, quando eles tiveram seu valor de reparo orçado em mais de 75% do custo do mesmo carro na tabela fipe ou tenham sido recuperado de algum roubo ou furto, por exemplo.

É comum a compra destes veículos, quando estes não são considerados sucata pelas seguradoras. O valor do carro de leilão é muito menor do que não considerados de leilões. É muito comum também, as pessoas só saberem que compraram um carro de leilão quando são recusados ao tentarem fazer o seguro. Mais isso está correto? A PROTESTE ressalta que essa prática está errada! O seguro não pode ser simplesmente recusado pela seguradora, sem ao menos passar por uma vistoria técnica para a verificação da estrutura do carro. E menos ainda, depreciar o veículo do segurado por ele ser simplesmente oriundo de leilão.

Essa prática se caracteriza abusiva. Com base no artigo 39, IX, do Código de defesa do consumidor, a recusa do serviço neste caso, não poderá ocorrer a quem se disponha a adquiri-los. A seguradora tem a obrigação de justificar de forma plausível e não devaneia qual o motivo de não aceitar o risco. Outro fato importante é que a seguradora jamais poderá cobrar valores irregulares apenas porque o carro foi adquirido em leilão. Ela poderá sofrer sanções por cobranças abusivas ao consumidor. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.