Notícia

Prescrição do seguro de vida: saiba sobre os prazos e direitos

Você sabe qual é o prazo que prescreve para solicitar o beneficio do seguro de vida?

06 março 2018

Você sabe qual é o prazo que prescreve para solicitar o beneficio do seguro de vida?

O seguro de vida é muito importante para as famílias que dependem financeiramente de um dos entes queridos, mas é importante ficar atento às coberturas de morte do seguro e onde constam as informações para o vencimento da prescrição.

A cobertura mais básica no seguro de vida é a de morte. Ela é obrigatória. Ela garante um capital aos beneficiários indicados na apólice, em caso de falecimento do segurado.  Os beneficiários devem dar entrada ao processo de sinistro, notificando a seguradora sobre o falecimento do segurado. Porém esse processo possui um prazo máximo para dar entrada.

O prazo é estipulado é de 3 anos. Esse prazo começa a contar da data de falecimento do segurado (data do óbito). Essa informação consta no Código Civil art. 189 e art. 206, § 3o, inciso IX:

Exemplo: O segurado faleceu em 01/01/2018. Os beneficiários têm 03 anos contados a partir da data do óbito (01/01/2018) para dar entrada no sinistro por morte.

Caso você já tenha entrado como o pedido da indenização e a seguradora ainda não enviou a resposta, não tem problema. O prazo de prescrição só volta a correr quando a seguradora enviar uma resposta. Sobre o prazo de decisão de pagamento ou não da indenização, isso pode variar de caso a caso. Mas sempre está previsto em contrato um prazo máximo de resposta. Sempre leia atentamente a sua apólice de seguro e lembre-se que o seguro de vida é uma decisão responsável para quem se preocupa com os entes queridos.

Se desejar saber mais sobre esse seguro ou outro, entre em contato com a nossa área de seguros através do [email protected] e tire suas dúvidas.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.