Notícia

Cápsulas de café: como descartar corretamente?

Fomos atrás dessa resposta, mas constatamos que empresas descumprem a obrigatoriedade de trazer essa informação estampada nos rótulos das embalagens.

19 dezembro 2016
capsulas

As embalagens de cápsulas de café das marcas Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações não informam sobre a forma correta de descartar esse material após o uso, o que vai contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ou seja, por meio de nossa análise de rotulagem, evidenciamos que nenhuma das três empresas cumpre a legislação de Logística Reversa. 

Feitas de plástico ou alumínio, o destino das cápsulas deveria ser a reciclagem. No entanto, elas geralmente são jogadas em lixeiras comuns, até mesmo junto ao lixo orgânico, uma vez que nem todos os lares dispõem de coleta seletiva. 

capsulas

É preciso estreitar a comunicação com o consumidor

A embalagem da Nespresso traz dados sobre o fabricante e a data de validade, entre outras informações também obrigatórias, mas nada em relação ao descarte. Por outro lado, vale destacar que todas as lojas da Nespresso têm ponto de coleta. Isso é ótimo, pois o consumidor pode se desfazer das cápsulas já utilizadas sempre que precisar adquirir novas. Nesse aspecto, a Nespresso está sim de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O problema é: essa informação está presente apenas no site da empresa. E os funcionários só tocam no assunto quando questionados.

No caso da Dolce Gusto, o processo de descarte também fica por total conta e risco do consumidor. Observamos que a página da empresa na Internet não é muito clarae informa sobre programas de reciclagem europeus, mostrando que a preocupação com o cumprimento das leis brasileiras está longe de ser uma prioridade. Há um canal em que dá para procurar por locais de descarte, mas fazer essa busca não é fácil. Além disso, mesmo nas grandes cidades, eles não são muitos – isso significa que nem sempre o consumidor vai encontrar um próximo à sua casa.

Já o siteTrês Corações não traz qualquer dado relacionado a programas de reciclagem. E não há um canal de comunicação para ajudar o consumidor. Após tomar o seu café, lembre-se de que cada pessoa precisa fazer a sua parte. Por isso, se não existe um posto de coleta perto de você, procure separar as cápsulas e, quando possível, deposite o material em lixeiras específicas para a reciclagem de plástico ou de metais. Isso aumenta a chance de elas serem reutilizadas. 

 
lixeiras

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.