Notícia

Games interativos da TV: o verdadeiro desafio é pagar a conta de telefone

Ligue agora. É rápido. É fácil. Acerte a resposta e ganhe o prêmio!” São as frases ditas pelas belas apresentadoras de programas interativos exibidos em canal aberto para incentivar os telespectadores a ligar para o número divulgado

24 outubro 2017
games-na-tv

A cena já é conhecida por muitas pessoas: um programa de TV oferece prêmios altos em dinheiro para quem acertar o quiz que aparece na tela. Para ganhar, é preciso ligar - geralmente uma ligação interurbana para celular. Os desafios variam de acordo com programa e vão desde acertar uma palavra que se forma na tela ou encontrar um erro de imagem, informando a letra e o número ou até mesmo responder perguntas sobre conhecimentos gerais. 

A partir do momento em que o espectador liga para o número que aparece na tela, inicia-se uma etapa prévia de classificação para depois responder as perguntas durante o programa e, assim, concorrer ao prêmio. Entretanto, esses programas estão sendo alvo de investigação pelo Ministério Público sobre possíveis fraudes. A PROTESTE vem recebendo diversas reclamações e identificou algumas irregularidades. A maior delas é a falta de informação sobre o custo das ligações. 

Conheça seus direitos 

Segundo o artigo 6°, III do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é direito básico na relação de consumo a transparência, a boa fé e a informação clara e adequada. Entretanto, tais programas expõem os dados da ligação em letras minúsculas, o que dificulta a leitura e compreensão, e nem sempre divulgam a informação completa de qual será o custo da ligação para os participantes, que muitas vezes são surpreendidos com o alto valor ao receber a fatura de telefone.

O que fazer?

Caso você tenha sido lesionado por um desses programas, entre em contato com sua operadora para contestar o valor. Não havendo solução, registre sua reclamação no canal Reclame da PROTESTE ou entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelos números 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular). 

Lute por seus direitos e não aceite que uma diversão se torne uma dor de cabeça!

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.