Notícia

O que fazer se for prejudicado por cursos que garantem emprego?

Prática pode ser golpe. Não acredite em  ofertas duvidosas e lute por seus direitos caso já tenha caído nessas armadilhas.

12 julho 2018
curso-que-promete-emprego-fraude

Com a atual crise econômica e o alto índice de desemprego do país, centenas de pessoas são atraídas por empresas que oferecem cursos profissionalizantes e “garantem” emprego ao final dos estudos. Entretanto, não é bem assim que acontece na prática.

Afinal de contas, é necessário que os candidatos participem de um processo seletivo e tenham o perfil e habilidades necessárias à vaga. Logo, desconfie das ofertas milagrosas que podem ser apenas armadilhas para cobrar pelo serviço e não têm como garantir a tão almejada recolocação no mercado. 

Conheça o PROTESTE Educa, o nosso curso finanças pessoais

Conheça seus direitos

As empresas que vendem esses cursos são prestadoras de serviços e devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, caso prometam emprego certo e não cumpram, será descumprimento de oferta, conforme determinam os artigos 30 e 35 do CDC.  

Além disso, se a empresa agir apenas por meio da distribuição de currículos ou indicações para vagas, apenas auxiliando os candidatos com a recolocação no mercado, os anúncios devem conter informações claras quanto ao serviço oferecido, de acordo com o artigo 6º do CDC (direito à informação). 

Fazer com que o consumidor pague o curso e não consiga o emprego, conforme o prometido, ficando no prejuízo, além de ser descumprimento de oferta, pode ser considerada uma prática abusiva (artigo 39 do mesmo Código).

Fique atento aos detalhes

Antes de contratar, pesquise na internet informações sobre a empresa, tais como CNPJ e reclamações sobre o cumprimento de suas ofertas; 

Leia todo o contrato antes de assinar, observando as condições do curso, prazos, valores e se consta informação sobre a vaga prometida;

Entenda se tal vaga depende não só da conclusão do curso, mas também de todas as etapas de um processo seletivo normal; 

Desconfie de ofertas tentadoras de empresas que te abordam dizendo que você é o candidato perfeito, prometendo alto salário, sem informar para qual empresa a vaga estará garantida após o curso.

Além de todos esses cuidados, guarde a cópia do contrato e os comprovantes de avalição no decorrer do curso.

fraude-curso-que-promete-emprego

O que fazer?

Se no desespero de conseguir um emprego você caiu na conversa de tais empresas fraudulentas, exija o cumprimento forçado da oferta ou a restituição da quantia paga

Para isso, formalize sua reclamação diretamente com a empresa, por escrito ou anotando protocolos, exigindo a solução.

Se preferir, conte com a ajuda da PROTESTE, utilizando nosso canal Reclame para enviar a sua reclamação ou ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de fixo e celular).

Não aceite ser ficar no prejuízo!

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.