O que fazer se for prejudicado por cursos que garantem emprego?
Prática pode ser golpe. Não acredite em ofertas duvidosas e lute por seus direitos caso já tenha caído nessas armadilhas.
Com a atual crise econômica e o alto índice de desemprego do país, centenas de pessoas são atraídas por empresas que oferecem cursos profissionalizantes e “garantem” emprego ao final dos estudos. Entretanto, não é bem assim que acontece na prática.
Afinal de contas, é necessário que os candidatos participem de um processo seletivo e tenham o perfil e habilidades necessárias à vaga. Logo, desconfie das ofertas milagrosas que podem ser apenas armadilhas para cobrar pelo serviço e não têm como garantir a tão almejada recolocação no mercado.
Conheça o PROTESTE Educa, o nosso curso finanças pessoais
Conheça seus direitos
As empresas que vendem esses cursos são prestadoras de serviços e devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, caso prometam emprego certo e não cumpram, será descumprimento de oferta, conforme determinam os artigos 30 e 35 do CDC.
Além disso, se a empresa agir apenas por meio da distribuição de currículos ou indicações para vagas, apenas auxiliando os candidatos com a recolocação no mercado, os anúncios devem conter informações claras quanto ao serviço oferecido, de acordo com o artigo 6º do CDC (direito à informação).
Fazer com que o consumidor pague o curso e não consiga o emprego, conforme o prometido, ficando no prejuízo, além de ser descumprimento de oferta, pode ser considerada uma prática abusiva (artigo 39 do mesmo Código).
Fique atento aos detalhes
• Antes de contratar, pesquise na internet informações sobre a empresa, tais como CNPJ e reclamações sobre o cumprimento de suas ofertas;
• Leia todo o contrato antes de assinar, observando as condições do curso, prazos, valores e se consta informação sobre a vaga prometida;
• Entenda se tal vaga depende não só da conclusão do curso, mas também de todas as etapas de um processo seletivo normal;
• Desconfie de ofertas tentadoras de empresas que te abordam dizendo que você é o candidato perfeito, prometendo alto salário, sem informar para qual empresa a vaga estará garantida após o curso.
Além de todos esses cuidados, guarde a cópia do contrato e os comprovantes de avalição no decorrer do curso.
O que fazer?
Se no desespero de conseguir um emprego você caiu na conversa de tais empresas fraudulentas, exija o cumprimento forçado da oferta ou a restituição da quantia paga.
Para isso, formalize sua reclamação diretamente com a empresa, por escrito ou anotando protocolos, exigindo a solução.
Se preferir, conte com a ajuda da PROTESTE, utilizando nosso canal Reclame para enviar a sua reclamação ou ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de fixo e celular).
Não aceite ser ficar no prejuízo!