Economize energia usando o ventilador e o ar-condicionado ao mesmo tempo
Quando trabalham em conjunto, eles ajudam a reduzir o consumo de energia da sua casa. Veja os cuidados que você deve ter para que a medida surta efeito.
Sabe aqueles dias quentíssimos em que não dá para dispensar o ar-condicionado? Apesar de ele ser um dos piores vilões da conta de luz, é possível usá-lo e, ainda assim, fazer certa economia de energia. Basta ligá-lo junto com o ventilador – sobretudo o de teto.
Quando os dois trabalham em conjunto, pode-se economizar, pelo menos, de 3% a 5% por grau centígrado. Ou seja, o aumento de 1 ºC no termostato do ar-condicionado permite uma poupança de eletricidade de até 5%; a subida de 2 ºC, até 10%; e assim por diante.
Compare modelos, preços e características de 17 modelos de ar-condicionado split.
Por exemplo: se você ajustar o seu split para 18 ºC e não ligar o seu ventilador de teto, sua sensação térmica será de 18 ºC. Agora, caso queira ligar o ventilador ao mesmo tempo, você pode aumentar a temperatura do ar-condicionado para 20 ºC, por exemplo, mantendo a sensação térmica de 18 e ainda economizando cerca de 10% no consumo.
Isso porque, o ventilador vai fazer com que o ar frio se arraste com maior velocidade no corpo de quem estiver no ambiente. Isso promove maior perda de calor, reduzindo a sensação térmica.
Mas isso varia de acordo com o tipo de aparelho e com a eficiência energética do ventilador. E mais: para dar certo, mantenha as janelas fechadas e ajuste o termostato do ar-condicionado, subindo-o alguns graus centígrados. Não esqueça também de desligar o ventilador e o ar-condicionado sempre que não houver alguém no ambiente.
Vai comprar um ventilador? Veja quais são nossas indicações
Outra dica: é importante que o ar-condicionado seja instalado a uma altura mais baixa do que a do ventilador. Assim, a fonte quente do ventilador (atrito do rotor) não interfere no sistema.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).