Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

10 dicas para melhorar o sinal da sua rede wi-fi dentro de casa
Saiba quais medidas podem aumentar a segurança, evitar interferências e melhorar o alcance da sua conexão.
06 julho 2017 |
dicas-melhorar-wifi
Mesmo em casa, o wi-fi nem sempre está uma maravilha, não mesmo? O fato é que jogos on-line, streaming de vídeos ou até a interferência de redes vizinhas podem comprometer o sinal de sua conexão de Internet sem fio. Para te ajudar a evitar esses problemas, confira as dicas que selecionamos para melhorar o desempenho do roteador que você tem em casa:
 
1. Instale corretamente
Antes de mais qualquer coisa, é muito importante que o seu roteador seja instalado no centro do cômodo onde ele será mais utilizado. Além disso, coloque-o em um local alto para que não haja bloqueios e o sinal se espalhe por todas as direções.
 
2. Fuja de interferências
Dentro de casa, determinados aparelhos podem interferir na qualidade do sinal do seu wi-fi. Sendo assim, evite deixar o seu roteador próximo a babás eletrônicas, telefones sem fio e micro-ondas.
 
3.  Reforce a segurança
Evite que outras pessoas identifiquem sua rede e possam utilizá-la – ela fica mais lenta ao ser compartilhada. Por isso, mantenha uma senha secreta e faça a troca da mesma no mínimo a cada 6 meses. 
dispositivos-atualizados
4. Mantenha seus dispositivos atualizados
Mantenha o seu computador, tablet ou smartphone sempre atualizado e livre de vírus. Há malwares que transmitem dados involuntariamente e podem interferir na qualidade da sua Internet.

5. Melhore o tráfego de dados 
Na hora da comprar o roteador dê preferência aos que possuam mais de uma antena. Roteadores que têm duas antenas com 5dBi, por exemplo, trafegam mais dados do que um roteador com uma antena de 5dBi.
 
6. Evite o superaquecimento
Muitas vezes, o roteador trava por causa do aquecimento. Por isso, o ideal é reiniciá-lo sempre que possível. Outra dica é manter o roteador desligado durante o período em que você não acessa a Internet – quando estiver dormindo, por exemplo. 
 
7. Altere o canal do roteador
A maioria dos aparelhos como micro-ondas, babás eletrônicas e bluetooth funciona interagindo com frequência de 2.4GHz. Seguindo o manual de instruções, você pode mudar o canal do seu roteador e diminuir interferências com outros dispositivos. 
repetidor-sinal-wifi
8. Utilize um repetidor de sinal
Você também pode usar um repetidor de sinal wi-fi para ampliar seu alcance. O repetidor é instalado nas tomadas principais e ao utilizar a rede elétrica para passar o sinal, permite que você conecte um cabo de internet ao adaptador em um outro cômodo da casa onde o sinal do wi-fi normalmente não chega. 

9. Oculte sua rede 
Sabe quando você procura por um wi-fi público e surgem várias opções? Não deixe que a sua rede apareça publicamente na lista. Para fazer essa alteração, basta ir até a página de administração e desmarcar o item “Enable SSID Broadcast” e habilitar somente quando fizer uma nova conexão.

10. Use truques caseiros
Em casos de extrema necessidade, você também pode apelar para um truque caseiro que pode aumentar o sinal do wi-fi: posicione uma forma de bolo de metal de modo que a sua parte interna envolva o receptor e fique na direção de onde vem o sinal do roteador.
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

plano-de-celular
minimo-cartao
preco-galaxy-s7
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.