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Mesmo com inflação é possível economizar mais de R$ 2 mil por ano em supermercados

Pesquisa com levantamento anual de preços apontou possibilidade de economia em vários estados brasileiros. Com a campanha “Desconto no Caixa”, PROTESTE une consumidores para, através de uma grande mobilização social, conseguir melhores preços nos supermercados de todo o país. Veja como participar.

17 setembro 2015

O brasileiro gasta um terço do orçamento doméstico nas compras em supermercados. Neste período de inflação elevada, a pesquisa de preços é ainda mais importante para reduzir o peso das compras mensais no orçamento. A PROTESTE foi a 1.258 estabelecimentos, de 20 cidades brasileiras em 13 estados e mais o Distrito Federal, para levantar a situação.  As redes de lojas de atacado são as que oferecem preços mais em conta.

O 11º levantamento anual de preços dos supermercados brasileiros apontou que você pode economizar R$ 2.119,43 por ano no Rio de Janeiro, e até R$ 1.703,93 em São Paulo, para uma cesta de 104 produtos de marcas líderes. Visando o atual momento de crise econômica e com o intuito de melhorar as suas relações de consumo, a PROTESTE criou a campanha “Desconto no Caixa”, que tem como objetivo sensibilizar os varejistas a se aliarem a nossa causa, oferecendo descontos especiais em diversos produtos. Junte-se a consumidores de todo o país e nos ajude a garantir melhores preços.

                                                                                                                      QUERO PARTICIPAR

Participe da ação e compartilhe com seus amigos, pois quanto mais pessoas engajadas, maior força teremos junto aos supermercados para conquistar descontos em itens importantes na compra mensal. Ao longo da mobilização mais redes varejistas poderão participar se cadastrando área exclusiva do site para oferecer descontos em seus produtos.

Preços podem variar de acordo com região

O levantamento constatou que a rede Atacadão se destaca como a mais barata na maioria das cidades em que está presente, tanto para a Cesta 1, a mais completa e de produtos de marcas líderes, como  para a Cesta 2, com 90 itens. 

Pesquisar antes de fazer a compra do mês é fundamental. Escolha o estabelecimento, conforme seu perfil de consumo e objetivo, acessando o simulador da PROTESTE. Ele indica as lojas mais baratas por região, rede e tipo de estabelecimento e ajuda a ser informar antes de sair para a compra.

A variação de preços de uma cidade, dependendo do ponto de venda, pode ser muito grande, até em supermercados de uma mesma rede. Por isso, às vezes vale a pena conferir o preço em outro local antes de carregar o carrinho. Nos últimos cinco anos o preço médio dos produtos de marcas líderes chegou a variar 52% em Pernambuco, 51%, no Ceará e na Paraíba, 50% no Rio Grande do Norte e 42% no Rio de Janeiro.

Florianópolis foi a vilã de preços médios entre as 20 cidades pesquisadas. A compra de supermercado catarinense tanto para quem não abre mão de produtos de marcas líderes de venda, quanto para a cesta com produtos mais baratos sai 11% mais cara do que no Espírito Santo, onde foi encontrado o menor preço médio para a cesta de 104 itens. 

Em média, o consumidor de Santa Catarina desembolsou R$ 470,84 na compra dos 104 produtos da cesta composta de produtos de marcas líderes. No Espírito Santo, onde foi encontrado o preço mais baixo, o consumidor precisou de R$ 425,23 para fazer esta compra.

 

Diferença pode chegar a 134% em São Paulo

No Distrito Federal, a cesta completa ficou 21% mais cara do que em 2014. Já São Paulo foi o estado em que a cesta de produtos sem marca teve a maior variação em relação ao ano passado (16%). No caso de São Paulo, por exemplo, foi constatada compra 22% mais barata no Makro da Avenida Marechal Tito, 2391, em relação à loja D’avó, situada na mesma avenida, nº 3333. 

As diferenças de preços para os mesmos produtos são grandes. Em São Paulo, foi constatada diferença de 134% para o pacote de 200g do biscoito Triunfo, cream cracker. Foi encontrado por R$ 2,09 em um local, e por R$ 4,90 em outro mercado. E o pacote de 1 quilo de cortes de filé de peito de frango congelado custava R$ 7,35 num local, e R$ 15,97 em outro mercado, uma diferença de 117%.

Confira a lista de lojas mais baratas para os produtos de marcas líderes:

  • Belo Horizonte – Rede Makro. Mas a loja mais barata foi Apoio Mineiro da Av. Silva Lobo, 900;
  • Brasília – Rede Makro. Loja situada no SAI Trecho 7;
  • Campinas – Rede Atacadão – Rodovia Dom Pedro I, 900, Km 139;
  • Curitiba – Rede Big. Mas a loja mais barata foi a do Makro da Av. Pres. Wenceslau Brás, 1046;
  • Florianópolis – Rede Fluminense. Mas a loja mais barata foi Fort situada na Rodovia José C. Daux 401, KM 10, rodovia SC;
  • Fortaleza – Rede Maxxi - Av. Osório de Paiva, 2250;
  • Goiânia – Rede Walmart. Mas a loja mais em conta foi do Bretas situado na Av. Anhanguera, 14404;
  • Guarulhos – Redes Atacadão e Makro. Mas a loja mais barata foi do Atacadão da Av. Otávio Braga de Mesquita, 3116;
  • Jaboatão dos Guararapes – Rede Atacadão - Av. General Barreto de Menezes, 958;
  • João Pessoa – Rede Atacadão - Rua Doutor Manoel Lopes de Carvalho s/nº
  • Natal – Rede Atacadão – Av. Dão Silveira, 7796;
  • Niterói – Rede Guanabara - Rua Marechal Deodoro, 360;
  • Olinda – Rede Atacadão – Av. Pan Nordestina, 778;
  • Porto Alegre – Rede Big – Av. Diário de Notícias, 500;
  • Recife – Makro – Av. Recife, 5005;
  • Rio de Janeiro – Rede Atacadão. Mas a loja mais barata foi do Assai da Rua Francisco Real, 2050;
  • Salvador – Rede Todo Dia – Rua São Caetano, 457;
  • São Paulo – Rede Atacadão – Av. Doutor Custódio de Lima, 297;
  • Vila Velha – Carone - Av. Champagnat, 946;
  • Vitória – Redes Makro e Carone – Loja mais barata foi a do Epa da Rua Thiers Velloso, 50.
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