Notícia

Supermercado: online ou físico?

18 novembro 2016
supermercado

18 novembro 2016

Cada vez mais, o consumidor procura alternativas rápidas e eficientes. E é natural que assim seja. Mas fique atento, porque fazer compras a distância tem seus prós e contras.

É quase irrecusável a perspectiva de receber as compras de supermercados em casa, não é mesmo? Imagina: não precisar enfrentar as longas filas nos caixas nem o trânsito e a busca por vagas para estacionar o carro. Bom demais, não há dúvida. Mas nem tudo é perfeito. Por isso, avalie bem antes de optar pela compra online, ao invés de ir às lojas físicas. 

Para começar, compare os preços entre as duas formas. Nos últimos anos, as nossas pesquisas mostram que, apesar de pequenas, há, sim, variações entre as lojas física e online – a diferença pode chegar até a 10%. E há mais um detalhe: mesmo quando os preços são os mesmos, existe a taxa de entrega. No Rio de Janeiro, por exemplo, o SuperPrix cobra R$ 12, o Extra e o Pão de Açúcar, R$ 19,90 e o Zona Sul, R$ 23. Embora alguns supermercados oferecem descontos regressivos de acordo com o valor das compras e frete grátis na utilização do cartão da marca, como é o caso do Pão de açúcar, para compras acima de R$ 100.

supermercado 

Fora a questão financeira, você deve lembrar também que, ao escolher comprar a distância, pode não receber o produto dos seus sonhos. Nas lojas físicas, é possível escolher pessoalmente os itens e verificar as condições das embalagens, o estado de conservação e os prazos de validade. Aliás, de acordo com o estudo de cenário em Supermercados Online, realizado pela PROTESTE este ano, a maioria dos estabelecimentos avaliados apresentava falhas na conservação dos produtos. Só para se ter ideia, grande parte dos congelados chegavam descongelados e alguns itens do hortifrúti não estavam frescos. Então, pense bem os prós e contras antes de dar um clique e concluir seu pedido.

Caso você more na Barra ou no Recreio, no Rio, baixe o nosso aplicativo betGApp, exclusivo para Android. Com ele, é possível ver as ofertas da região e consultar os preços dos produtos por meio do nome ou código de barras. E você ainda pode criar listas de compras, o que, vamos combinar, facilita muito o dia a dia. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo