Notícia

Tablets: há boas opções com preços acessíveis

Bateria mais duradoura, tela melhor ou preço em conta. Compare as diferenças dos principais modelos disponíveis no mercado antes de escolher o seu ou presentear alguém.

21 julho 2014
tablets

Nosso teste com tablets mostrou que, atualmente, há boas opções disponíveis no mercado, com preços mais acessíveis. Mesmo o iPad sendo considerado por muitos quase imbatível, seu principal concorrente, o Samsung Galaxy Tab, supera o gadget da Apple em alguns pontos, e um deles é na versatilidade.

Além disso, enquanto o iPad Air 64 GB Wi-Fi/4G, eleito o melhor do teste, tem preço mínimo de mais de R$ 2.000, o Samsung Galaxy Tab3 10" (16 GB + 3G), a nossaescolha certa, custa um pouco mais de R$ 1.000. Dá quase para comprar dois tablets da Samsung.

Levamos ao laboratório 21 tablets, sendo 14 com sistema operacional IOS e sete com sistema Android, para descobrir o melhor modelo em desempenho e qualidade. Entre outros quesitos, avaliamos conexões, conveniência e qualidade do touchscreen. Em conexões, o iPad não se saiu tão bem por usar conector próprio, exigindo, com frequência, um adaptador.

Os demais modelos se conectam via micro USB, bem mais fácil de encontrar. E todos, com exceção dos iPads, permitem o encaixe de um cartão micro-SD. Dessa forma, ele pode ser usado também como HD externo e armazenar arquivos que não sejam multimídia (música e vídeo). Quanto às conexões de dados (Internet), as melhores são as dos produtos da Apple e Samsung, que respondem rapidamente aos comandos. E o pior avaliado nesse quesito foi o AOC, com conexão aceitável.

Criar uma conta de e-mail é muito fácil em todos os tablets. Somente nos da Apple não é possível gravar um arquivo em anexo que chega por e-mail. Todos os gadgetstestados são compatíveis com formato txt (arquivo de texto) e a maioria também lê doc, pdf e rtf. A exceção é o tablet da LG, compatível apenas com txt. E nenhum deles suporta flash, o que prejudica a visualização de alguns sites.

Já transferir arquivos, como músicas e vídeos, do tablet para o computador e vice-versa é bem mais fácil nos aparelhos que usam Android. É possível fazer isso diretamente pelo Windows, como se fosse um pen drive. Nos aparelhos da Apple, é necessário usar o iTunes, um programa desenvolvido especialmente para isso. Ainda no quesito multimídia, verificamos que a loja de aplicativos da Apple, a AppStore, mostra-se mais segura para o usuário do que a Google Play (Android).

Quanto à qualidade da tela e no tempo de bateria, os iPads deixam a maioria dos outros tablets para trás. Em ambiente fechado com luz artificial, a tela dos modelos da Apple com tela retina são os melhores de todos. Porém, em lugares com luz forte, como um parque, a qualidade cai um pouco. E é com a luz incidente que a tela dos produtos da Samsung se sai bem melhor do que os da Apple. O modelo da AOC é o que possui a pior tela. Ela é refletiva, lenta e imprecisa.

Compare os modelos e veja o resultado completo do teste aqui.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.