Notícia

Funções de futebol na TV: não se engane

Novas funções podem tornar alguns televisores irresistíveis para usuários mais entusiasmados, porém as funções para assistir jogos de futebol não merecem destaque. A PROTESTE analisou alguns modelos da Samsung e da Sony e concluímos que a sua utilidade é quase nula. Confira:

09 junho 2014

A Copa do Mundo vai começar e se você quiser “reduzir” a distância entre a sua sala de estar e o estádio, trocando de televisor, a regra número um é não se deixar influenciar pelas alegações dos fabricantes, que aproveitam estas competições desportivas para aumentar as vendas.

Identificamos e analisamos funcionalidades diretamente relacionadas a transmissão dos jogos de futebol nas TV´s Samsung e Sony, para modelos lançados em 2014. Os modelos só oferecem em comum a menção “futebol”, visto que as possibilidades são totalmente diferentes. No caso da Samsung, são mais elaboradas como nos modelos a partir da série H4000. Na Sony, estão disponíveis a partir da série W6.

Samsung: “modo futebol”
Vários televisores da Samsung incluem uma função específica para a assistir de jogos de futebol, bem destacada no controle remoto dos aparelhos. Os modelos compatíveis são H5500, H6400 e superiores. Os H4000 e H5000 só têm acesso aos parâmetros de imagem e de som, bem como à possibilidade de zoom.

Na Samsung, ao selecionar o “modo futebol”, os parâmetros de imagem e de som são automaticamente alterados para “estádio”, além de poder fazer zoom nas imagens. A gravação e a função timeshift (gravação temporária em segundo plano) para emissões em TDT são iniciadas automaticamente. 

A diferença na imagem é notória no “modo futebol”. A retroiluminação e o contraste são colocados no máximo, a nitidez e saturação de cores são aumentadas e a temperatura de cor é definida para um tom mais “frio”. A imagem resultante é claramente inferior às definições de origem do televisor. Apenas pode haver alguma utilidade se assistir o jogo com bastante iluminação natural na sala. A imagem mais “agressiva” e contrastante pode melhorar o resultado. Já o som não difere muito, dando ênfase ao ruído do público no estádio.

Ao clicar no botão vermelho, a imagem é interrompida de imediato e dividida em 9 áreas. Para selecionar uma área é preciso clicar na tecla “enter” para fazer o zoomnaquela parte da imagem. A área escolhida é expandida para toda a tela. A imagem total surge num canto, numa pequena janela (PIP) e desaparece automaticamente passados alguns segundos. Esta função pode ser interessante, por exemplo, para fazer o “tira-teimas” com algum amigo quanto a um lance discutível.

tvs-copa-proteste

No botão vermelho, a imagem é interrompida. Selecione uma área. Ao carregar no enter, é feito o zoom.

A única possibilidade que merece destaque na Samsung é a que permite selecionar os momentos mais importantes do jogo. Estes podem ser identificados e gravados de forma automática pelo televisor. Ou seja, o aparelho reconhece, provavelmente através do ruído da plateia, as jogadas mais perigosas, marcando-as na gravação. No intervalo ou no final da partida, o usuário pode revê-las. Porém, esta função apenas se aplica caso a gravação de programas for possível. 

Durante os 90 minutos da partida, também é possível fazer a seleção de forma manual. No nosso teste, o sistema funcionou de modo satisfatório, registando todos os lances de maior perigo, embora também tenha incluído outros de menor interesse.

SONY ao vivo:

Nos televisores da Sony, identificamos as séries W9, W8, W7, W6 e W5 com várias funções dedicadas aos adeptos mais empenhados. Os televisores deste fabricante incluem afunção “modo futebol ao vivo”, no controle remoto. 

Segundo o fabricante, a função aumenta a percepção do som do público e transmite o ruído do ambiente no estádio. Mas há contras: o som torna-se mais artificial e a voz do comentarista enfraquece, devido à atenuação das frequências médias e sobreposição de outras, com o objetivo de enfatizar o som do público no estádio. O sistema aplica o modo standard ou vivid. Mas, por defeito, estes televisores têm aplicado o modo standard, onde nada é alterado, a menos que o usuário o modifique.

A PROTESTE realizou recentemente um estudo de preços de TV´s para verificar se os valores aumentaram por conta da Copa do Mundo. E contatamos o contrário, não houve aumento de preços. Por isso, se você pretende comprar uma TV acesse nosso comparador de e escolha o modelo ideal para o seu perfil.

 
tvs-proteste

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.