Notícia

Testado e Aprovado: Carrefour Posto recebe selo da PROTESTE

Combustível analisado por especialistas teve desempenho positivo em qualidade e quantidade

31 agosto 2020

O Carrefour conquistou o selo Testado e Aprovado para seus postos de combustíveis. Presente no Brasil há 40 anos e conhecida por seus hipermercados, a rede tem 77 postos de combustíveis e agora conta com a garantia de qualidade da PROTESTE. Os combustíveis foram avaliados nos quesitos qualidade e quantidade e tiveram excelentes resultados.

O teste confirma a adequação dos combustíveis vendidos pela rede e oferece mais segurança ao consumidor na hora de abastecer seu veículo. Até agosto de 2021 os postos da rede poderão ser testados a qualquer momento pela PROTESTE sem aviso prévio e de forma anônima e os consumidores poderão encontrar o selo Testado e Aprovado nos postos da rede Carrefour. 

Realização do teste

A PROTESTE selecionou de forma aleatória diversos postos da rede e, com carros adaptados e sem identificação, analisou aspectos de qualidade e quantidade dos combustíveis vendidos pelo Carrefour Postos. A metodologia seguiu o modelo de “cliente oculto”, no qual a PROTESTE, em parceria com laboratórios acreditados, adaptou o tanque de um carro para acondicionar os combustíveis e foi de forma anônima aos postos selecionados. 

A metodologia teve como base os parâmetros definidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pelo regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Verificamos se o volume comprado era o mesmo mostrado na bomba e se as características estavam de acordo com as normas. Na gasolina, entre todos os parâmetros testados, o teor alcoólico é decisivo. Caso o valor permitido de 27% não fosse atendido, seria necessário checar a presença de aditivos e solventes não previstos pela ANP. Quanto ao diesel, o volume foi verificado e, no caso do álcool, além do volume, a massa específica.

O resultado do teste foi positivo em todos os combustíveis e em todos os postos testados.

Parâmetros analisados 

  • Volume

  • Aspectos visuais (cor, aparência)

  • Massa específica

  • Teor alcoólico 

*O teste é contínuo e a PROTESTE pode avaliar qualquer posto do Carrefour no Brasil sem aviso prévio, utilizando a metodologia de coletas não identificadas para garantir a isonomia e confiabilidade dos testes em todo o período até agosto de 2021. 

Testado e Aprovado: confiança na escolha de consumo

A PROTESTE tem uma forte atuação em prol da qualidade e segurança de produtos e serviços, tema recorrente no Código de Defesa do Consumidor.  Além dos testes comparativos, onde são comparados os resultado de algumas marcas entre si, há os testes sob demanda, em que as empresas contratam a PROTESTE para averiguar sua produção e recebem o selo de qualidade “Testado e Aprovado”, um diferencial competitivo para a marca, quando o produto apresenta um bom desempenho na análise. 

Os selos desenvolvidos pela PROTESTE, resultantes dos testes comparativos são:

  • Melhor do Teste: atribuído aos produtos que, após a realização de testes em laboratório, provam ter qualidade superior em relação aos demais avaliados.

  • Escolha Certa: que classifica produtos que apresentam a melhor relação entre qualidade e preço.

  • Barato do Teste: o foco são os preços. Identificamos os produtos e serviços que possuem qualidade aceitável e proporcionam a maior economia para o consumidor. 

A PROTESTE busca transformar as relações de consumo com essa iniciativa. Ao destacar os produtos aprovados, auxilia o consumidor na decisão de compra e provoca o desenvolvimento do mercado e uma concorrência mais justa.

“Com tantas informações disponíveis no momento de uma compra, o nosso selo é um diferencial no processo de escolha, pois informa sobre a qualidade de um produto ao atestar que pode ser consumido e que cumpriu suas promessas”, explica Claudia Alvim, Head de produtos e serviços da PROTESTE.  

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.