Notícia

Saiba por que os Selos PROTESTE são sua garantia de boa compra

“Melhor do Teste”, “Testado e Aprovado” e “Excelente Escolha” são algumas marcas PROTESTE estampadas em produtos e serviços que auxiliam o consumidor em seu processo de decisão

12 abril 2022

Consumir é um ato cotidiano: a todo momento, passamos pelo processo de escolha e decisão de compras e nos deparamos com uma série de dúvidas diante de gôndolas cada vez mais repletas de opções. 

Para facilitar a vida do consumidor e atender ao apelo da própria indústria, a PROTESTE licencia, desde 2018, selos que indicam os produtos que passaram por rigorosos testes e avaliações, o que aumenta a confiança de que eles podem ser adquiridos com segurança e que cumprem o que prometem. 

Do arroz ao fogão, passando pelo liquidificador ao combustível, já é possível enxergar a marca PROTESTE nos mais variados segmentos.
 
“Os testes da PROTESTE contribuem com dados técnicos que ampliam a percepção do consumidor sobre o nível de qualidade dos produtos, para que a empresa possa entregar produtos cada vez melhores no mercado. É uma relação de parceria que enriquece nosso desenvolvimento”, diz Márcio Veiga, diretor industrial da Atlas, cujo fogão recebeu o selo Melhor do Teste em 2019. 

“O Selo Proteste agrega valor e confiança ao produto. Confere uma maior relevância para o consumidor que vê o selo na embalagem. Os consumidores estão buscando cada vez mais informações nos rótulos e isso fez com que colocássemos o selo no produto”, diz Rodrigo Arpini Valério, Gerente de marketing da Vinícula Aurora, que recebeu o selo Melhor do Teste em seu suco de uva Casa de Bento.  

 

Como são adquiridos os produtos testados

Nos testes comparativos, a PROTESTE adquire os produtos de forma anônima e independente e os envia ao laboratório. Já nos casos de avaliação de serviços, a PROTESTE levanta as informações diretamente junto às prestadoras, agindo como um cliente comum que gostaria de contratá-los. 

Após a compra, os produtos são embalados e enviados para o laboratório, sempre respeitando os cuidados necessários para mantê-los nas mesmas condições em que o consumidor os encontra nas prateleiras e assim garantir que cheguem com sua total integridade. 

Os testes realizados não verificam apenas se os produtos estão ou não de acordo com as normas oficiais, vamos além delas. Em muitos casos, também avaliamos, por exemplo, o seu desempenho, simulando o uso do produto como o consumidor faz em sua casa. Junto dessas avaliações individuais, são realizadas comparações entre eles no intuito de verificar qual é o melhor. 

Em seguida, os dados são enviados para a PROTESTE e compilados por nossos especialistas. Diversos profissionais fazem parte da nossa equipe, entre engenheiros, estatísticos, economistas, químicos, nutricionistas e farmacêuticos. 
 
Ao mesmo tempo, realizamos uma pesquisa de preços para definir quais destes produtos tem a melhor relação entre qualidade e preço. Os resultados obtidos, são então publicados em nossa revista e em nossos sites e definem quais desses produtos apresentam boa qualidade, e o melhor custo-benefício.

Vale destacar que temos um contrato de confidencialidade com os laboratórios, em que definimos que seus nomes nunca são divulgados, sem o seu consentimento, garantindo a independência dos resultados e evitando que eles sejam pressionados por fabricantes.

Como sempre gostamos de reafirmar, a independência é um dos nossos principais valores e portanto, não aceitamos amostras gratuitas de fabricantes em testes comparativos. Já no caso do fabricante ou empresa que deseja avaliar a qualidade do seu produto ou serviço realizamos testes sob demanda, que geram o selo Testado e Aprovado. 

 

Como chegamos em nossos resultados 

Cada categoria de produtos é analisada numa série de itens que ajudam a entender as qualidades e problemas dos mesmos. Os testes visam abordar diversas características do produto, pensando sempre na realidade do consumidor ao usar o produto. 

Por isso, compramos e simulamos o uso do produto, como um cliente comum o utiliza, para tentar chegar o mais próximo possível da sua experiência de consumo, porém com uma metodologia com rigidez técnica que garante a repetibilidade e rastreabilidade dos resultados. 

Nos testes comparativos, o produto ou serviço recebe uma classificação por estrelas atribuídas a cada parâmetro avaliado, permitindo uma total transparência e uma análise mais detalhada de cada um de seus pontos fortes e fracos. Mas também com indicações nossas de quais são os melhores no teste.

Com isso, você pode avaliar quais características são mais importantes para seu uso na hora de decidir pela compra. 

A nota final é uma média ponderada dos atributos técnicos considerados mais importantes por nossos especialistas, e dependendo dos resultados, o produto ou serviço pode licenciar um dos selos: 

Excelente escolha - Quando o produto ou serviço tem excelente qualidade 
Melhor do teste – Quando o produto ou serviço foi o melhor avaliado no teste. 
Mais Barato - Concedido para serviços que foram os mais em conta em nossos estudos de preço.
Testado e aprovado - Pode ser licenciado para produtos ou serviços que passaram em nossos critérios durante os testes sob demanda. 

Cada um deles categoriza o produto ou serviço de uma forma, ajuda a entender melhor como ele se destaca e porque é uma boa compra. 

 

Entendendo os critérios de avaliação 

Os testes de desempenho são uma etapa importante das nossas análises e são feitos para se aproximarem ao máximo da realidade do consumidor comum. 

Isso significa, que ao testar os produtos, estamos preocupados em entender como você utiliza eles no seu dia a dia e como ele se comporta em determinadas situações, que você, como consumidor, enfrenta. 

Além disso, são avaliados aspectos variados em relação ao produto. Eles ajudam a entender sua qualidade de maneira mais ampla, analisando mais especificamente quesitos como segurança, facilidade de uso e informações disponibilizadas na compra (manual do produto, contrato do serviço, etc).

Com isso, nosso objetivo é te auxiliar a fazer as melhores escolhas possíveis, levando em conta todas as circunstâncias. 

 

Onde encontrar os resultados

Nossos associados recebem esses resultados tanto por meio dos artigos publicados na revista PROTESTE quanto pelos nossos comparadores de produtos e serviços disponíveis no nosso site. Lá, você tem acesso a todas as informações e pode explorar os comparativos da forma que achar melhor. 

Mas não se preocupe, caso não seja associado, os resultados também são replicados para os demais consumidores através de diversas iniciativas que visam levar até você essas informações tão valiosas. 

Elas envolvem assessoria de imprensa, campanhas educativas, cursos, palestras, redes sociais e seminários. Tudo para facilitar e aproximar o consumidor, tornando seu processo de compra mais seguro e independente.

Se interessou e quer se tornar um Associado PROTESTE? CLIQUE AQUI e cadastre-se agora!

 

Como garantimos os seus direitos 

Existem casos onde o teste mostra que o produto ou serviço coloca em risco a sua integridade e segurança como consumidor ou desrespeita os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, e o trabalho da PROTESTE é defender a integridade dessas relações.

Fortalecendo nosso compromisso com você, acionamos o ministério público e os órgãos governamentais responsáveis pelas agências reguladoras para garantir o cumprimento das leis vigentes e trazer tranquilidade para os consumidores na hora da compra.

Além disso, fazemos questão de entrar em contato com as empresas e fabricantes responsáveis pelos produtos e serviços e informá-los sobre o resultado dos nossos testes. Dessa forma, contribuímos com a melhora do mercado como um todo e incentivamos a comercialização de produtos que entregam o que prometem. 

Com isso, você consumidor, tem a certeza de que recebe uma avaliação isenta, rigorosa e com todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão de compra para você e sua família. 

A PROTESTE quer promover a confiança nas relações de consumo, conheça nossas iniciativas e venha fazer parte desse movimento com a gente! 

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.