Notícia

Saiba como proteger seu micro-ondas da ferrugem

Desumidificar o micro-ondas depois de utilizá-lo é fundamental para prolongar a vida útil do aparelho

08 novembro 2017
desumidificar-microondas

Os fornos de micro-ondas são aparelhos utilizados para preparar alimentos, disto sabemos. Poucos sabem, no entanto, que as micro-ondas atuam diretamente no movimento da molécula de água. Parte desta água contida no alimento evapora e aumenta a umidade do ambiente interno do forno, que continua alta após o preparo do alimento atacando, em longo prazo, as paredes de metal do aparelho, ocasionando corrosão.

Para driblar este problema, podemos prolongar a vida útil do aparelho deixando sempre uma xícara de sal seco (de preferência fino) em seu interior após o uso. Assim que for reutilizar o aparelho, checar se o sal está úmido (com aspecto quase pastoso) o que significa que está saturado e precisa ser trocado.Para recuperar o sal, basta deixa-lo em repouso em algum local seco. Uma dica é coloca-lo em ambiente de ar condicionado, neste caso ele vai auxiliar umidificando, mesmo que pouco, o ar seco expelido pelo ar condicionado.

microondas-enferrujado

O mesmo pode ser feito com sachês de sílica em vez de sal, neste caso a eficiência é ainda maior. Para recuperar a sílica, pode deixa-la em ambiente quente e seco.

  • Testamos 49 modelos de micro-ondas e trouxemos a escolha certa pra você. Para conferir o teste, clique aqui.

 Para limpar, utilize apenas pano seco nas frestas

De uma forma geral, os micro-ondas são fáceis de limpar, tanto do lado interno quanto externo, e exigem pouca manutenção nesse sentido. Porém, as indicações adequadas devem vir no manual de instruções do fabricante, para que não sejam aplicados produtos indevidos no seu aparelho.

Se as informações não vierem de forma clara, você deve tomar alguns cuidados importantes. Veja o passo a passo de como fazer a limpeza do micro-ondas:

  • Antes de começar a limpeza e, principalmente, antes de mover o aparelho do lugar, você precisa desconectá-lo da tomada;
  • Utilize um pano úmido com sabão ou detergente neutro para a limpeza das paredes internas. Já nas partes com aberturas e frestas, use apenas um pano seco;
  • Na limpeza do painel de controle, você deve utilizar um pano seco ou papel toalha;
  • Nas outras áreas externas do aparelho, também utilize um pano seco, sem sabão ou detergente.

limpar-microondas 

Função descongelar evita contaminações nos alimentos

Na hora de descongelar os alimentos, nunca deixe-os à temperatura ambiente. O risco de contaminação é elevado e pode alterar o sabor e a cor do produto. Por isso, retire o alimento do congelador e deixe-o dentro da própria geladeira. Ou, então, use a função descongelamento do micro-ondas. Descongelar nesse tipo de forno é um processo rápido e eficiente. E você pode – e deve – colocar o alimento direto do freezer para o micro-ondas. Mas fique atento à potência que irá usar: pratos úmidos podem ser descongelados em potência alta; já nos crocantes, o ideal é potência média ou alta.

 Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.