Notícia

Speaker Bottle: caixa de som Bluetooth em formato de garrafa

Analisamos a Speaker Bottle, a nova caixa de som Bluetooth da marca OEX que conta com um inovador formato de garrafa. Confira nossas primeiras impressões sobre a novidade tecnológica e veja se vale a pena adquirir o produto.

01 setembro 2015

Speaker Bottle SK403 é o novo modelo de caixa de som Bluetooth da OEX. Lançada recentemente, a caixa tem 6W de potência, é toda emborrachada e em formato de garrafa, com altura de 22,5cm x 6cm de diâmetro. Pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal e segundo o fabricante, é voltada para a prática de esportes.

É fácil de usar

Quanto às características físicas, na parte de cima do aparelho há uma alça de metal (mosquetão) ideal para prender em cintos e mochilas, o que facilita seu transporte. Além disso, é resistente à poeira, respingos d’água e também a leves quedas. Funciona por Bluetooth, cabo AUX e cartão de memória micro-SD. Além dessas fontes de sinal, tem rádio FM e a novidade fica por conta do microfone embutido e função Hands Free, que permite atender chamadas telefônicas.

Sobre o uso do produto, o manual de instruções possui informações básicas. Não há indicações de possíveis problemas e algumas funções são mal explicadas, o que em alguns casos, pode requerer certa prática ou intimidade prévia com esse tipo de aparelho. Porém, de modo geral o produto é fácil de usar. Ele só possui cinco botões em seu corpo: o liga/desliga; atender ao telefone; parar/reproduzir músicas e dois botões para aumentar/diminuir volume.



Bluetooth tem bom funcionamento

Referente ao Bluetooth, para fazer a primeira conexão será necessário localizar a caixa de som no seu celulartablet ou computador. O pareamento é rápido e eficiente e após desligar/ligar novamente o aparelho, ele pareia automaticamente com o último dispositivo conectado. 

Parear o dispositivo é bastante simples, pois há indicações sonoras, onde uma voz feminina dá instruções (em português). Uma luz de LED no aparelho também indica quando está pareado e quando está em processo de pareamento. Durante nossa análise, o alcance do Bluetooth foi de aproximadamente de 18 metros, o que também é considerado bom. 

Quando pareado, também é possível fazer e receber ligações do aparelho. Para receber a ligação basta pressionar o botão correspondente em seu corpo e logo, a música é interrompida e o toque do celular é transferido para a caixa de som. Quando se atende a ligação tudo funciona perfeitamente. 



Som perde qualidade em volume máximo

A Speaker Bottle possui duas saídas de som, porém localizadas de único lado, o que faz com que o áudio não seja 360º. Outro problema quando se liga o aparelho é o volume padrão ser alto demais, mesmo que você tenha desligado o aparelho em volume baixo, sempre que ligá-lo o volume será muito alto.

O som é limpo em volumes médios, mas ao chegar ao volume máximo há muita distorção e o grave fica ruim, causando enorme perda de qualidade ao reproduzir as músicas. Há até uma pequena trepidação no aparelho devido ao deslocamento de ar das caixas de som. 

Através do cabo auxiliar o volume pode ser mais alto que no modo Bluetooth, porém a qualidade de som é pior. Nesse modo também não há como pular ou pausar as músicas, informação esta que não consta no manual.

Longe de ser ideal para esportes

O formato em garrafa para uma caixa de som Bluetooth é bem diferente das mais conhecidas no mercado. A ideia da OEX é boa em inovação, porém, principal característica que seria utilizar em esportes radicais, não funciona. Deve ser complicado ou no mínimo desconfortável praticar esportes com uma garrafa balançando presa à mochila ou cinto. 

E na bicicleta também não funciona, afinal, quem vai colocá-la no local da garrafa d’água e pedalar com o som tocando ao ar livre? Além de não escutar direito ainda pode incomodar as pessoas ao redor. Portanto, para prática de esportes acaba sendo mais prático utilizar um fone de ouvido diretamente plugado em aparelhos mais portáteis, como celular ou player mp3/mp4, por exemplo.

A Speaker Bottle SK403 não é de todo ruim. O problema é que no mercado há outros produtos mais baratos e que fazem as mesmas funções. As principais vantagens do produto da OEX são a resistência contra respingos d’água, o fato de poder carregá-la facilmente e a possibilidade de usá-la como um possível som ambiente. 

Sendo assim, pode ser apropriada para escutar música do lado de fora da piscina, para campings ou até mesmo para animar um churrasco. Lembrando que será preciso sempre ter uma tomada por perto porque a bateria dura apenas 3 horas.


Produto não resiste a quedas

O produto somente resiste a pingos d’água, mas claramente não é a prova d’água. As caixas de som são visíveis pelos pequenos buracos da carcaça e caso caia muita água ali, a chance do produto parar de funcionar é grande. 

Outra decepção foi o produto quebrar logo na primeira queda de uma mesa de escritório com aproximadamente 80 cm de altura. Para um produto que se diz resistente a impactos e quedas, isso é inadmissível. Após a queda, alguma parte de plástico responsável em prender a caixa de som à carcaça se quebrou, fazendo com que a caixa de som – apesar de continuar funcionando normalmente - ficasse solta dentro do aparelho.

A Speaker Bottle deixa a desejar no quesito resistência, mas é um produto versátil e atende como caixa de som Bluetooth. É possível comprá-la por R$200,00 em lojas online.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.