Notícia

Você sabia que bacalhau não é um peixe?

Alguns insistem em dizer que bacalhau é uma espécie de peixe ou um processo de fabricação, mas isso não é verdade. Entenda melhor abaixo. 

22 março 2018

Apesar de ser mundialmente apreciado, sendo um dos ingredientes mais consumidos na Semana Santa e no Natal, poucas pessoas conhecem de fato a sua origem, enganando-se ou confundindo-se na maioria das vezes.

A PROTESTE explica as diferenças entre os alimentos para que você faça as melhores escolhas para as refeições de sua família. Associe-se! 

Você sabia, por exemplo, que bacalhau não é um peixe? Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau.  Na verdade, damos o nome de bacalhau a peixes específicos depois de um processo de salga e secura. Mas atenção! Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.

Aprenda a preparar um bacalhau para a Páscoa

 bacalhau03

Pela legislação, as indústrias são obrigadas a informar, na rotulagem dos produtos, o nome científico das espécies da família de peixes utilizados para produtos salgados. É importante que o consumidor entenda as diferenças entre os principais peixes salgados comercializados no Brasil para que não seja enganado. 

Nosso guia de supermercados mostra onde estão os melhores preços. Vale a pena consultá-lo antes de ir às compras.

Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar os consumidores a identificar o que é bacalhau e o que não passa de peixe salgado. No Brasil, há cinco tipos de peixes salgados importantes em termos de comercialização:

bacalhau04

  Gadus morhua: podem ser chamados de Bacalhau, Bacalhau do Porto ou Cod;

Gadus macrocephalus: podem ser chamados de Bacalhau ou Bacalhau do Pacífico;

Gadus ogac: podem ser chamados de Bacalhau ou Bacalhau Groelândia;

Azeites: nós testamos e mostramos para você quais são os melhores (e os piores) produtos

Pollachius virens (Saithe), Ophiodon elongatus (Ling) e Brosmius brosme (Zarbo): não podem ser expostos e vendidos como bacalhau. Nesse caso, devem ser comercializados como peixe salgado seco "tipo bacalhau". 

bacalhau01

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.