Universo PROTESTE:
Artigo

Molhos: aditivos em sua salada

1 fevereiro 2008
Molhos: aditivos em sua salada

Encontramos aditivos desnecessários e ainda derrubamos alguns mitos neste teste.

Testamos 10 molhos de salada à base de vinagre e 6 à base de queijo, e encontramos boas opções para você. Porém, entre 16 produtos, 9 não são muito saudáveis. Alguns têm um tipo de conservante que não deve ser consumido por crianças, outros têm glutamato (um realçador de sabor) e conservantes demais.

O uso de conservantes é necessário para a preservação de certos alimentos. Mas é preciso ter bom senso. Até mesmo as coisas que fazem bem – o que não é o caso dos aditivos – podem fazer mal quando em excesso. Por isso o uso de conservantes tem que ser consciente: sem exageros e dentro dos limites estabelecidos pela legislação. Além disso, existem vários tipos de substâncias que podem ser utilizadas com essa finalidade, mas algumas delas são prejudiciais à saúde e devem ser abolidas.

A salada é um prato adotado por quem quer uma vida mais saudável, uma refeição mais leve ou equilibrada. E, se essa é a sua intenção, tome cuidado com o molho, principalmente com a quantidade que você utiliza. Por mais que você faça a opção por um molho com pouco aditivo, muitos tem bastante gordura e sal – uma colherinha de sopa não faz mal, mas aquela salada bem ensopadinha já pode exceder um pouco na sua dieta.

Desvendamos ainda alguns mitos. Veja o artigo publicado na PRO TESTE no 66 (fev/08) e saiba quais são as opções mais saudáveis de molho para salada e descubra algumas curiosidades sobre esse tipo de produto.