Notícia

Ar-condicionado portátil ou split: qual vale mais a pena?

Os primeiros são mais práticos, mas pesam no bolso. É que eles consomem muito mais energia do que o seu concorrente.

04 janeiro 2017

Altas temperaturas, suor escorrendo, boca seca e aquela sensação de sufocamento. Sintomas de alguma terrível doença? Não; é apenas o verão e suas maravilhas. E, dependendo do lugar onde você more, o único remédio para encará-lo de frente é mesmo o ar-condicionado. O problema é que se refrescar pode sair caro. Então, antes de comprar um aparelho, pense direitinho para não se deixar levar por supostas facilidades. A gente sabe que o calor é infernal e que a possibilidade de levar o ar-condicionado para qualquer lugar é irresistível, não é mesmo? Só que não!

Para começar, o aparelho portátil pode não ser tão fácil para carregar, já que alguns chegam a pesar quase 30 quilos (e quem quer carregar peso no calor?). Depois, é necessário ter muito cuidado na hora de sua instalação, para não haver vazamento. Para fechar, o seu consumo de energia é 21% maior do que o do Split. Ou seja, a praticidade (para os levantadores de peso, naturalmente) tem seu preço. E ele vem faturado na conta de luz.

Como a ideia é apenas se refrescar, e não desequilibrar as finanças, o modelo Split é o mais vantajoso. “Ah, mas é bem mais caro também!”, pensa aquele que é sempre do contra. Nada disso, os preços são bem próximos e a economia na conta de luz é garantida. Quer melhor? Bem, aí... Só pedindo um refresco para São Pedro mesmo.

Dicas para economizar

Embora o Split seja naturalmente mais econômico, não custa nada dar uma mãozinha para o que é bom ficar melhor. Basta seguir dicas simples. Bora lá?!

- Instale o aparelho em local de boa circulação de ar;

- Desligue-o sempre que for ficar ausente do ambiente por mais de duas horas;

- Feche as cortinas ou persianas no ambiente, para minimizar o aquecimento por radiação;

- Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear, claro, as grades de ventilação.

- Combine o uso do ar-condicionado (regulado no mínimo) com o ventilador de teto;

- Mantenha os filtros sempre limpos;

- Não use ar-condicionado com BTUS em excesso; a capacidade de refrigeração deve ser proporcional ao tamanho do ambiente;

- Antes de comprar, observe a classificação do aparelho segundo o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que é indicador de eficiência energética;

- Ao ligar o Split, não deixe a temperatura muito baixa. Isso pode até refrigerar o ambiente rapidamente, mas também consumirá mais energia.


Gostou deste conteúdo? Associe-se agora e tenha acesso a todos os testes exclusivos que só a PROTESTE traz para você.