Universo PROTESTE:
Artigo

Carro usado: olho vivo na documentação

2 junho 2008
Carro usado: olho vivo na documentação

É preciso ter muita cautela na hora de verificar os documentos.

Ao comprar um carro usado, todo cuidado é pouco. Além de checar atentamente a documentação do veículo (veja mais na D&D nº 14 – jun-jul/08), você deve fazer uma vistoria detalhada da parte mecânica e da lataria.
Para isso, convém pedir ajuda a um mecânico e, se possível, a um funileiro de sua confiança. De todo modo, há alguns detalhes para os quais você mesmo pode prestar atenção.

É recomendável não fechar negócio antes de ver o automóvel à luz do dia. Com uma boa luminosidade natural, é fácil perceber variações de cor – na tonalidade e textura –, ondulações na carroceria e alinhamento de portas ou faróis. Na maioria das vezes, eles denunciam a ocorrência de acidente.

Fique atento à existência de bolhas na pintura: são sinal de ferrugem. Elas costumam se localizar mais freqüentemente nas caneletas, bordas das tampas do motor, porta-malas, pára-lamas e perto das borrachas de vedação.

Abra o capô, cheque correias e possíveis vazamentos de água ou óleo. E, importante, não dispense o test-drive. Uma simples volta ao volante do carro permite apurar ruídos incomuns, a regulagem dos pedais, a embreagem e o acelerador, o balanceamento e o alinhamento do veículo, bem com o estado dos freios. E lembre-se: comprar um carro de segunda mão não é questão de impulso. Alguns problemas mecânicos podem ser muito graves e, além disso, muitas seguradoras não aceitam fazer seguro em carros batidos ou avariados.