Universo PROTESTE:
Artigo

Motor: sem manutenção, você pode ficar na mão

1 maio 2012
Motor: sem manutenção, você pode ficar na mão

Rodar com segurança requer total atenção com essa parte preciosa de seu carro. Aprenda a preservá-la e como evitar gastos desnecessários.

A manutenção correta não faz bem apenas para o seu veículo: também ajuda suas finanças, já que você terá um custo menor ao longo do tempo. Na matéria publicada na edição 113 da revista Proteste (maio/2012), damos dicas de como aproveitar ao máximo a vida útil esse importante componente de seu veículo, e sem gastar muito com isso.

Sistemas auxiliares pedem atenção especial

A temperatura influencia diretamente no bom funcionamento do motor. Por isso, é importante atento ao sistema de arrefecimento, responsável por auxiliar a troca térmica entre o calor gerado pelo motor e um líquido refrigerante. O superaquecimento, terror de 10 entre 10 motoristas, também é detalhado em nossa matéria, que traz ainda as dicas para evitar esse pesadelo.

Outro detalhe importante é a lubrificação, já que os óleos lubrificantes têm como função principal lubrificar os componentes internosdo motor, reduzir o atrito e o desgaste entre partes metálicas e auxiliar na limpeza das partes móveis, além de contribuir com o resfriamento do motor. Entre as dicas que damos na matéria está a verificação de nível, fundamental para o processo e o que você deve observar ao comprar um produto.

Como agir em cada caso

Os componentes do motor possuem funções bem específicas. Por isso, preparamos um conteúdo especial com dicas sobre a manutenção de cada uma dessas peças, para que o seu veículo apresente uma boa performance e rode sempre com segurança.