Notícia

Dicas Proteste para a Black Friday

O Globo, Jovem Pan e Valor Investe trazem orientações da PROTESTE para a Black Friday

25 novembro 2020

Na Black Friday os consumidores precisam estar preparados para tomar decisões seguras de compra. Em meio a novidades tecnológicas, risco de fraudes e diferentes ofertas de valores, aproveitar os descontos pode ser complicado. A Proteste com o objetivo de aumentar a confiança nas relações de consumo conta com especialistas em diversas áreas para, com a informação, ajudar o consumidor.  Com a aproximação da Black Friday (27), durante essa semana, a mídia recorreu a Proteste para orientar sobre os cuidados e dicas na hora da compra. Veja as reportagens de O Globo, Jovem Pan e Valor Investe: 

Como comprar um Smartphone

Thiago Porto, especialista Proteste, explica em matéria de O Globo sobre como escolher um smartphone. Essa tecnologia se tornou fundamental para os consumidores, uma vez que une diversas funções em uma só tela. Porém, segundo o especialista, antes de definir qual comprar, é preciso entender quais são as necessidades pessoais em relação ao aparelho para garantir o melhor custo-benefício. Por exemplo, se é a durabilidade da bateria ou o tamanho da tela. 

Além disso, Porto ressalta que o preço não é sinônimo de qualidade e a importância de não comprar um smartphone antigo para o sistema ter melhor desempenho e ser menos exposto a invasores. 

“Nunca indicamos aparelhos muito antigos, principalmente com sistema Android, porque podem ficar defasados e ter problemas de segurança. Então, a pessoa deve optar por, no máximo, duas linhas atrás, como iPhones 10R e 8 plus; Galaxy S9 e S10; Motorola G7 e G8.”

Confira na integra aqui. 

Cuidado na hora da compra

O aumento na busca on-line produz um ambiente propício para golpes, que vão além da compra. Na loja física também podem aplicar práticas abusivas como a maquiagem de preços. Juliana Moya, especialista da Proteste, alerta na Jovem Pan que a atividade vai de encontro ao Código de Defesa do Consumidor e orienta os consumidores a acompanharem a variação de preços nas semanas anteriores a Black Friday. 

“Algumas semanas antes, as lojas elevam os preços dos produtos mais procurados e, quando chega no dia da promoção, voltam a anunciar os preços anteriores. Não se trata de um desconto efetivo e, sim, uma redução do preço que já foi inflacionado.” 

Como comparar preços

Para evitar preços maquiados e garantir que o desconto é vantajoso, deve-se pesquisar os valores dos produtos que deseja comprar. O Mais Barato Proteste, plug-in que encontra o menor valor e facilita no acompanhamento dos preços foi indicado no blog do Valor Investe. O comparador segue os princípios da Associação, por isso, não acessa nenhum dos dados pessoais do consumidor. 

Confira na integra aqui.

Saiba mais sobre direitos dos consumidores na Black Friday

 

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.