Dicas Proteste para a Black Friday
O Globo, Jovem Pan e Valor Investe trazem orientações da PROTESTE para a Black Friday
Na Black Friday os consumidores precisam estar preparados para tomar decisões seguras de compra. Em meio a novidades tecnológicas, risco de fraudes e diferentes ofertas de valores, aproveitar os descontos pode ser complicado. A Proteste com o objetivo de aumentar a confiança nas relações de consumo conta com especialistas em diversas áreas para, com a informação, ajudar o consumidor. Com a aproximação da Black Friday (27), durante essa semana, a mídia recorreu a Proteste para orientar sobre os cuidados e dicas na hora da compra. Veja as reportagens de O Globo, Jovem Pan e Valor Investe:
Como comprar um Smartphone
Thiago Porto, especialista Proteste, explica em matéria de O Globo sobre como escolher um smartphone. Essa tecnologia se tornou fundamental para os consumidores, uma vez que une diversas funções em uma só tela. Porém, segundo o especialista, antes de definir qual comprar, é preciso entender quais são as necessidades pessoais em relação ao aparelho para garantir o melhor custo-benefício. Por exemplo, se é a durabilidade da bateria ou o tamanho da tela.
Além disso, Porto ressalta que o preço não é sinônimo de qualidade e a importância de não comprar um smartphone antigo para o sistema ter melhor desempenho e ser menos exposto a invasores.
“Nunca indicamos aparelhos muito antigos, principalmente com sistema Android, porque podem ficar defasados e ter problemas de segurança. Então, a pessoa deve optar por, no máximo, duas linhas atrás, como iPhones 10R e 8 plus; Galaxy S9 e S10; Motorola G7 e G8.”
Confira na integra aqui.
Cuidado na hora da compra
O aumento na busca on-line produz um ambiente propício para golpes, que vão além da compra. Na loja física também podem aplicar práticas abusivas como a maquiagem de preços. Juliana Moya, especialista da Proteste, alerta na Jovem Pan que a atividade vai de encontro ao Código de Defesa do Consumidor e orienta os consumidores a acompanharem a variação de preços nas semanas anteriores a Black Friday.
“Algumas semanas antes, as lojas elevam os preços dos produtos mais procurados e, quando chega no dia da promoção, voltam a anunciar os preços anteriores. Não se trata de um desconto efetivo e, sim, uma redução do preço que já foi inflacionado.”
Como comparar preços
Para evitar preços maquiados e garantir que o desconto é vantajoso, deve-se pesquisar os valores dos produtos que deseja comprar. O Mais Barato Proteste, plug-in que encontra o menor valor e facilita no acompanhamento dos preços foi indicado no blog do Valor Investe. O comparador segue os princípios da Associação, por isso, não acessa nenhum dos dados pessoais do consumidor.
Confira na integra aqui.
Saiba mais sobre direitos dos consumidores na Black Friday