Notícia

Especilista PROTESTE dá dicas para evitar problemas com o mercado imobiliário

Henrique Lian explica como negociar alugueis e se e hora para comprar,  no contexto da pandemia

19 maio 2020

Pandemia esfria mercado imobiliário, mas especilista PROTESTE dá dicas para evitar problemas

O período de quarentena por conta da pandemia da covid-19 esfriou negociações no mercado imobiliário, que no Rio de Janeiro registrou queda nas vendas de17,7%, de março a abril, e na oferta de alugueis, que despencou 14,8% no mesmo período. Para a ajudar a entender esse momento e dar orientações aos consumidores sobre as melhores decisões neste período o diretor de relações institucionais da PROTESTE, Henrique Lian, participou do quadro Olha o Bolso na Quarentena, do Bom Dia Rio, telejornal matinal da Globo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Assista aqui.

O estudo

De acordo com pesquisa da Secovi (Sindicato da Habitação), usada pela reportagem, a inadimplência dos aluguéis também subiu nesse período. Saiu de 9% em março para 25% em abril. 

Lian explicou que a melhor maneira de evitar ficar devendo o aluguel é uma negociação às claras com o proprietário do imóvel. "Você está alugando e não está conseguindo pagar? A melhor recomendação é fazer uma negociação transparente, honesta, com franqueza com o locador. Ou seja, demonstrar que teve redução do rendimento, que perdeu emprego. Mostre o holerite, comprovantes bancários, porque ele vai ter interesse em negociar e manter impovel alugado", explicou o especialista PROTESTE.

SAIBA MAIS: Consumidor aprova o uso de tecnologia para conter pandemia

O que dizem nossos especialistas

O interesse em manter os pagamentos em dia é mutuo porque o dono do imóvel não vai querer prejuízo em seu rendimento, que é o aluguel. "Existem taxas que incidem sobre o imóvel e se não estiver alugado, o proprietário é que tem que pagar condominio, água, luz".

Com a pandemia, os proprietários de casas ou apartamentos saem na vantagem diante daqueles que têm dinheiro investido, afirmou Lian. "Quem aluga está em situação melhor do que quem tem dinheiro no banco. A maioria dos investimentos está rendendo muito pouco ou até tendo rendimento negativo."

Para a compra de imóvel, o período exige observações bem práticas, como orientou Lian. "Pode ser o momento sim [para a compra]. Quem já vinha se preparando, juntando dinheirinho, tem esse dinheiro para comprar à vista, é hora de comprar. Não tem o dinheiro? Vai entrar no financiamento? Aí depende. É dívida alta por muito tempo. Tem que ter previsão se não vai perder a renda ou ter diminuição dela. Se esse é seu caso, se sua renda não será diminuída e nem será demitido, pode ser ótimo momento", disse o especialista.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.